Estado inicia trabalhos para elaboração do 2º Plano SC Governo Aberto
O Estado de Santa Catarina deu início aos trabalhos para o processo de elaboração do 2º Plano SC Governo Aberto, desenvolvido por meio da parceria com a Open Government Partnership (OGP).
A organização, que promove governos mais transparentes, inovadores e abertos à participação social, reúne 75 países e 106 governos locais, incluindo a União, o Governo de SC e os municípios de São Paulo, Osasco (SP) e Contagem (MG).
O Plano deverá ser entregue até novembro de 2023 e vai reunir compromissos de diferentes órgãos e entidades do Executivo que envolvam transparência, participação social, (responsabilização e prestação de contas) e inovação.
Sob a coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), foi criado um Grupo de Trabalho formado por integrantes da Secretaria de Planejamento, da Secretaria de Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Administração.
Uma das primeiras ações do grupo será incluir membros da sociedade civil no processo de coprodução do Plano.
O controlador-geral do Estado, Márcio Cassol, destacou a importância do envolvimento de diferentes atores no processo.
Segundo ele, o Governo Aberto é um conceito que coloca o cidadão no centro das discussões e decisões. O tema é aderente a todos os órgãos e à sociedade.