Estado entrega ordem de serviço para obras de esgotamento sanitário em Balneário Barra do Sul
O governador Raimundo Colombo e o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Valter Gallina, entregaram nesta sexta-feira, 12, a ordem de serviço para início das obras de implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário, de Balneário Barra do Sul, no Norte do Estado. O investimento de R$ 38,7 milhões vai permitir a cobertura da coleta e tratamento do esgoto sanitário em 75% da área urbana do município. A previsão de conclusão das obras é de 28 meses, a partir de hoje.
Foto: Julio Cavalheiro/Secom
“É o início de uma ação muito importante para a comunidade. Quando se trata de esgoto, imediatamente se diminui o número de doenças e o meio ambiente fica preservado. Eu considero essa uma obra estratégica. Muitas doenças já nem existem mais, graças a esse trabalho. Ao fazermos esse investimento, a cidade entra em um novo patamar de desenvolvimento social e econômico. É uma grande conquista”, afirma o governador.
Depois de concluída, a obra vai beneficiar 17,5 mil habitantes, que inclui a população residente no município e aquela flutuante que procura o balneário na temporada de verão. A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Barra do Sul faz parte do pacote de obras viabilizado através da linha de financiamento obtida pela Casan junto à Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica).
Serão executadas 2. 931 mil ligações domiciliares interligadas a uma rede de coleta com extensão de 32.466 mil metros. O Sistema prevê ainda 9.260 mil metros de emissários e sete estações elevatórias. O tratamento acontecerá numa Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar uma vazão de até 80 litros por segundo. A empresa Itajui Engenharia foi a vencedora da licitação para execução da obra.
O Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina foi assinado entre o Governo do Estado, a Jica e a Casan em março de 2010, em Tóquio, no Japão, e tem como objetivo garantir também a balneabilidade das praias e a atividade de maricultura. Além de Balneário Barra do Sul, Florianópolis, Bombinhas e Piçarras são contemplados com obras de esgotamento sanitário dentro do Programa.
Gallina destacou que a Casan vive seu melhor momento, inaugurando obras de água e esgoto, lançando editais ou emitindo ordens de serviço em todas as regiões. “É um processo gradativo de desenvolvimento que está avançando. Estamos com um grande programa de obras, o que colocará a empresa entre as que mais investem em saneamento no Brasil. Obras de saneamento trazem transtornos e muitas vezes incomodam os moradores, mas é momentâneo. O resultado após a conclusão é para sempre, é mais qualidade de vida”, avalia.
Conforme o presidente, nos próximos três anos, o Estado pretende estar entre os primeiros lugares no ranking nacional de saneamento. Serão mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos na melhoria de sistemas de abastecimento de água e na implantação ou ampliação de sistemas de esgotamento sanitário.
Para o prefeito Ademir Borges, a obra é um marco histórico para o município. “Todo o investimento de hoje será revertido em mais saúde para nossa população. Nossa cidade, apesar de ter apenas 23 anos, se desenvolveu muito e precisava dessa obra para garantir ainda mais crescimento e a preservação do meio ambiente. Somos um município turístico e esta obra é um divisor de águas”.
O coordenador de projeto da Jica, Mauro Inoue salientou a parceria com o Governo do Estado. “A Jica entende que é muito importante essa cooperação com Santa Catarina, pois melhora a qualidade de vida das pessoas e preserva o meio ambiente”.
A importância para moradores
O químico de uma empresa de derivados de magnésio do município, Miguel Carneiro informou que a matéria prima utilizada pela empresa em que trabalha é a água marinha. “Para nós é muito importante que se mantenha a qualidade de balneabilidade do mar, porque é dele que extraímos nosso produto. E também sou morador desse município há 13 anos e sabemos dos benefícios que ela trará”.
Antônio Paulo Schwingel, morador do município há 12 anos, disse que com a obra o município vai dar um salto de qualidade. “Com certeza a qualidade de vida da comunidade de Barra do Sul será muito melhor.”
“Essa obra é de extrema importância. A comunidade está sendo presenteada com essa ação que vai minimizar os gastos com saúde. As crianças estarão mais protegidas de contaminação. Estamos muito felizes”, destacou Sonia Tavares, moradora do município há três anos e frequentadora do balneário há 40 anos.
“Há cerca de 40 anos venho passar as temporadas de verão neste balneário. Acompanhei o desenvolvimento da região. Esta é uma obra fundamental para o crescimento do local e vai preservar o meio ambiente. Isso garante que meus filhos e netos também possam tomar banho nessas águas”, relatou a moradora de Joinville, Marisa Schmidt.
Sobre o município
Balneário Barra do Sul está localizado na região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina. Atualmente conta com uma população de mais de 9 mil habitantes – na alta temporada a população é estimada em até 120 mil pessoas.
A princípio, foi denominada Barra do Sul, por estar localizado ao sul da ilha de São Francisco do Sul. O município conta com as seguintes localidades: Linguado, Conquista, Pinheiros, Costeira, Centro, Boca da Barra e Salinas.
O balneário é conhecido pelos aspectos preservados, ainda nativos – mata Atlântica, restingas, dunas, lagoa e também as ilhas: dos Remédios (maior delas); Feia; Araras; Instriptinga e Islobo. O turismo é motivado por praias limpas e pela “lagoa”, a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáticos e navegação para pequenas embarcações. O pico de movimento turístico ocorre nas quatro semanas em torno do Ano-Novo. Já a festa típica da cidade, a Festa da Tainha, ocorre em pleno inverno e reúne pessoas de muitos lugares.
Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com a assessora Elisabety Borghelotti, que acompanha o governador. O celular da assessora é (48) 98843-5460. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3014.
Estamos à disposição.