Estado e municípios debatem Política de Assistência Social
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social participou na tarde desta segunda-feira, 13, da reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (Coegemas– SC) realizada em Orleans. O encontro teve como tema as competências e atribuições das gestões municipais, estadual e federal na Política de Assistência Social.
O colegiado atua como órgão articulador e coordenador das ações comuns dos gestores municipais de Assistência Social, em prol do fortalecimento da Política de Assistência Social em Santa Catarina.
A secretária Alice Kuerten destacou a importância do trabalho conjunto entre o Estado e os municípios para garantir que a política de Assistência Social realmente seja efetiva e beneficie quem mais precisa. “Faremos uma gestão técnica e um governo voltado às pessoas para garantir o desenvolvimento social de todos catarinenses e para isso a parceria e o comprometimento dos municípios é fundamental”, afirmou.
Na reunião ela citou como exemplo o projeto piloto Regionalização da Proteção Social Especial de Média Complexidade que será implantado inicialmente na macrorregião Sul. A proposta engloba serviços destinados a pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos. “Esse projeto de regionalização foi um pedido dos próprios municípios que estamos atendendo. Não construímos nada sozinhos, é preciso parceria e articulação”, completa.
Na agenda em Cocal do Sul, a secretária Alice e a secretária Adjunta Maria Helena Zimmermann visitaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e conheceram de perto equipamentos de assistência social como Cras e conversaram com o prefeito Fernando de Faveri.
Já em Orleans, além de participar da reunião do Coegemas elas também visitaram a Apae.