Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Estado e comunidades terapêuticas...

Estado e comunidades terapêuticas assinam convênio para tratamento de dependentes químicos

O governador Raimundo Colombo vai assinar, nesta quarta-feira, 22, um contrato com 43 comunidades terapêuticas de Santa Catarina para atender 1.200 pessoas, por meio do projeto Reviver. O programa vai garantir o tratamento a dependentes químicos, sendo 900 vagas para adultos e 300 para adolescentes. Ao todo, o Estado investirá R$ 12 milhões no Reviver. A assinatura do convênio será às 11h, no Centreventos Renato Archer, no sexto andar do prédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), em Florianópolis.

Serão contempladas as entidades adequadas à legislação federal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Cada instituição poderá obter recursos para o custeio de até 10 vagas. Hoje, existem 110 comunidades em SC, que oferecem cerca de 3 mil vagas. Inicialmente, foram aprovadas 43 instituições, mas outras poderão ser contratadas no decorrer do programa. Entre as ações previstas pelo Reviver, também estão o diagnóstico e o cadastramento de comunidades terapêuticas, capacitação de profissionais destas comunidades, elaboração de protocolos de prevenção, pesquisa de avaliação do cuidado e da reinserção familiar e elaboração de material instrucional.

“A questão das drogas é uma desgraça na nossa sociedade, ele destrói famílias e prejudica nossa juventude. E a recuperação é difícil, por isso precisamos aproveitar a experiência existente e reconhecer o trabalho voluntário e anônimo dessas comunidades. Essas entidades não são construídas com concursos públicos, mas com pessoas que têm na alma e na sua fé o desejo de ajudar os outros”, acrescentou o governador.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, lembrou que o projeto Reviver integra as ações do programa federal Crack, é Possível Vencer, que está sob a responsabilidade da secretaria da Assistência Social e da Saúde e também integrará as ações do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Para a aplicação do Reviver, foi firmado convênio entre o governo do Estado e a Fapesc, que terá a função de realizar o diagnóstico e o cadastramento das comunidades, capacitar os profissionais e criar protocolos de atenção e projetos terapêuticos com as universidades. “Estamos dando um passo gigantesco no Estado, com a participação da academia, ou seja, do mundo científico nesse processo”, ressaltou Cândido.

O gerenciamento e o monitoramento da qualidade do atendimento também serão de responsabilidade da Fapesc, por meio de programas de doutorado, mestrado e pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Serão disponibilizadas 120 bolsas de estudo para a aplicação do programa.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support