Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Estado define esquema de...

Estado define esquema de atendimento às denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo Disque 100

O Governo do Estado definiu o esquema de atendimento às denúncias de violação de direitos humanos, relacionadas ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), recebidas em Santa Catarina por meio do Disque 100, serviço disponibilizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A sistemática de trabalho foi oficializada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Civil, à SDH/PR. 

Ao receber a denúncia pela central em Brasília, a equipe do Disque 100 transmitirá a informação ao Governo catarinense por meio do sistema eletrônico da Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Administração. As denúncias serão enviadas, via sistema, à Secretaria de Segurança Pública para análise preliminar com o objetivo de avaliar se há ou não indicativo de crime ou se são infrações administrativas. Dependendo de cada caso, o encaminhamento segue etapas diferentes (ver fluxograma). A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação ficará responsável por repassar a denúncia aos municípios para a prestação do atendimento às vítimas. 

“Atualmente, não há estatísticas confiáveis em Santa Catarina sobre os casos de violações de direitos humanos relacionadas ao público LGBT. O novo modelo de atendimento às denúncias será importante também para a formação de um banco de dados e verificação das reais demandas e necessidades da população que sofre algum tipo de discriminação”, explica o Ouvidor Geral do Estado, Dejair Vicente Pinto. 

A definição do fluxo de atendimento foi solicitada pela SDH/PR à Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria da Casa Civil de Santa Catarina, que atuou na articulação junto aos demais órgãos do Governo do Estado. De acordo com a diretora Dirlei Maria Kafer Gonçalves, apesar do Disque 100 atender variados grupos sociais vulneráveis, a montagem do fluxograma ficou vinculada primeiramente ao público LGBT porque as políticas públicas desta área ainda são consideradas frágeis. “Mas há expectativa para estender o trabalho no futuro”, observa Dirlei.

SAIBA MAIS / Disque 100
O Disque Direitos Humanos, mais conhecido como Disque 100, é um serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para atendimento às denúncias de violações de direitos humanos. O serviço atende toda a população, mas trabalha especialmente com grupos sociais vulneráveis, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população em situação de rua e o público LGBT. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone em todo o país. O serviço funciona 24 horas por dia.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Mais informações: 
Secretaria de Estado da Casa Civil
Maiara Gonçalves
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497

Secretaria de Estado da Administração
Cláudia de Conto
comunicacao@sea.sc.gov.br
(48) 3665-1636 / 8845-7087

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support