Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Estado debate criação de...

Estado debate criação de parques ecológicos como projeto turístico

Um projeto de turismo em parques ecológicos foi debatido pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, pela secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucia Dellagnelo, e por representantes do WWF nesta sexta-feira, 25 de outubro. O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento regional.

Foto: Rosália Pessato/SPG

O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores destaca que ao desenvolver as potencialidades turísticas de unidades de conservação municipais, estaduais e federais de forma organizada, “rompe-se a sazonalidade do turismo no Estado, atraindo novos públicos ligados à natureza, desde observadores de pássaros até praticantes do turismo de aventura”. Por isso, os secretários estaduais conheceram o programa de trilhas na Mata Atlântica, elaborado pelo WWF.

O superintendente do WWF Brasil, Michael Becker, comenta: “O projeto de trilhas e caminhos da Mata Atlântica está usando o turismo como ferramenta e tem a proposta de fortalecer as cadeias produtivas locais”. A organização propõe selecionar as áreas de Santa Catarina que serão incorporadas ao programa a fim de captar recursos para um projeto piloto. Além dos parques florestais, há a possibilidade de desenhar trilhas subaquáticas na região de Porto Belo e Bombinhas.

Na manhã desta sexta-feira, o secretário Murilo Flores, o superintendente do WWF Brasil, Michael Becker e a coordenadora do Programa da Mata Atlântica do WWF, Ana Carolina Lobo, sobrevoaram a Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação do Estado. Ficou agendada a assinatura do termo de cooperação entre o Estado e o WWF até o final do ano.

mangue florianopolis 20131025 1886276814
Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom

Informações adicionais
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 9186-9740