Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Estado de Santa Catarina...

Estado de Santa Catarina reduz desmatamento da Mata Atlântica em 66%

O novo boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, divulgado nesta quarta, 29, mostrou que nos primeiros oito meses de 2023, houve uma redução de 66% no desmatamento da Mata Atlântica em Santa Catarina, percentual mais expressivo do que o registrado em todo o Brasil, que foi de 59%.

Essa queda não é uma novidade isolada. O boletim de julho da SAD Mata Atlântica já havia registrado uma diminuição de 46% no desmatamento desse bioma no estado.

A presidente do IMA, Sheila Meirelles, diz que os bons números se justificam pela intensificação no combate ao desmate no estado, na fiscalização preventiva e repressiva, além do investimento em estratégias com alta tecnologia:

SONORA


Atualmente, o IMA conta com o Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento, o SIMAD, que foi desenvolvido pelos técnicos do Instituto, e auxilia o serviço de fiscalização. O programa utiliza imagens de satélite para comparar locais em diferentes períodos, mostrando o histórico da vegetação. Se há supressão de vegetação, por exemplo, o próprio sistema verifica se aquela supressão possui autorização de corte ou se foi clandestina.


A Mata Atlântica representa um dos 6 biomas presentes no território brasileiro. Conforme apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta região é conhecida por sua diversidade de espécies da fauna e flora. Localizada na faixa litorânea, abrange uma área habitada por mais de 50% da população brasileira.

Repórter: Marcos Cassettari