Estado conclui ações emergenciais para o HRO e aguarda relatório final do Tribunal de Contas
Descrição do áudio:
O Governo de Santa Catarina cumpriu o compromisso de manter o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, 100% ativo, com a assinatura do aporte emergencial de R$14 milhões e previsão de pagamento da primeira parcela já na próxima semana. A partir de agora, o trabalho de leitura dos documentos, levantamento financeiro e checagem dos números será desempenhado exclusivamente pelo Tribunal de Contas do Estado.
O gabinete do secretário adjunto da Saúde, Alexandre Fagundes, finaliza a semana em Chapecó, após um período de planejamento, gerenciamento, resoluções imediatas e projeções a médio e longo prazo. O secretário volta a Florianópolis no fim de semana, mas a equipe da Secretaria de Estado da Saúde segue na cidade acompanhando as ações para encontrar uma solução duradoura.
O secretário adjunto representou o compromisso do Governo em dar uma resposta à situação emergencial do hospital. Foram realizadas reuniões e diálogos com médicos e com a administração da unidade; Secretaria e Conselho municipais de Saúde, vereadores e Comitê Intergestor Regional ampliado.
O Governo do Estado passou a auxiliar o município de Chapecó, gestor pleno do contrato, e a Associação Lenoir Vargas Ferreira assim que foi comunicado sobre os atrasos de pagamentos e o déficit alegado pela associação. O repasse do aporte será feito em duas parcelas, sendo a segunda em julho.
Os investimentos da Política Hospitalar Catarinense e o financiamento do Ministério da Saúde permanecem. No ano passado, o pagamento dos entes federados ao Hospital Regional do Oeste chegou a R$ 200 milhões.
Duração: 1 min e 50 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com