Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Estado auxilia municípios na...

Estado auxilia municípios na elaboração do plano de assistência social

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) promove capacitações em três polos regionais no Estado para auxiliar na elaboração dos planos municipais de assistência social para o período 2014/2017. Os cursos serão realizados em duas etapas nos meses de agosto e setembro em Chapecó, Joinville e Florianópolis/São José. Os municípios devem enviar os planos municipais de assistência social para a SST até o dia 30 de setembro.

A capacitação é voltada para gestores e técnicos da gestão municipal de assistência social. Serão ministradas 32 horas/aula de cursos presenciais pela equipe da Diretoria de Assistência Social da SST. “Os planos de assistência social são importantes porque ajudam a garantir a melhor utilização dos recursos para as ações de assistência social. Essa capacitação irá ajudar os novos gestores nessa tarefa”, disse o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva.

O curso inclui a metodologia para a elaboração do plano de assistência social; o esboço do plano a partir dos indicadores e a elaboração do plano com a definição de objetivos, metas e planos de ação, assim como a sistemática de acompanhamento. 

“A capacitação é essencial e será um dos assuntos debatidos nas conferências de assistência social esse ano no eixo de gestão do trabalho. Ou seja, o planejamento, organização e execução da política”, ressalta a Diretora de Assistência Social da SST, Simone Machado.  

De acordo com a Gerente de Gestão de Políticas de Assistência Social da SST, Kátia Freitas, entre os objetivos da capacitação estão o desenvolvimento da capacidade no levantamento e análise de dados e criação de indicadores; a qualificação no uso de sistemas de informação e no desenvolvimento de metodologias de elaboração de diagnóstico socioterritorial; além do uso de conceitos essenciais à elaboração dos planos de assistência social.

Planos –A instituição de Planos de Assistência Social plurianuais por um período de quatro anos é obrigatória pela Constituição Federal de 1988, Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e Resolução/CNAS n° 182/99. Os planos de assistência social devem conter elementos básicos como o diagnóstico com a definição dos territórios vulneráveis, suas potencialidades e situações de vulnerabilidade e risco social; o mapeamento e cobertura da rede prestadora de serviços; objetivos; diretrizes e prioridades; metas; recursos humanos necessários; recursos financeiros para a realização das ações de assistência social e critérios de monitoramento e avaliação das ações. 

Outras informações:
Primeira etapa: 15 e 16 de agosto (Chapecó); 19 e 20 de agosto (Joinville); 12 e 13 de agosto (Florianópolis).

Segunda etapa: 10 e 11 de setembro (Chapecó); 16 e 17 de setembro (Joinville); 19 e 20 de setembro (Florianópolis).

Horário: 9h às 12h e das 13h às 18h.

Locais:
Chapecó: Universidade do Oeste de SC (Unoesc), localizada na rua Nereu Ramos nº 3.777-D, Bairro Seminário.

Joinville: Faculdade Anhanguera Educacional, localizada na rua Presidente Campos Sales nº 850 bairro Glória.

São José: Faculdade Anhanguera Educacional, localizada na rua Luiz Fagundes nº 1.680, Bairro Picadas do Sul ( Sala nº 17 – 1º andar – dias: 12 de agosto e 19 e 20 de setembro e Laboratório de Informática – 1º andar – apenas no dia 20 de setembro). 

Informações adicionais:
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3229-3753 ou 3229-3906

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support