Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Estado apoia ação no...

Estado apoia ação no Litoral Norte para emitir e renovar a Carteira Nacional do Artesão

Artesãos e artesãs que moram em Penha, Balneário Piçarras ou região, podem emitir ou renovar a Carteira Nacional do Artesão. Avaliadoras estarão nesta sexta-feira, 28, no Sesc Penha entre 8h às 12h para atender aos profissionais. A ação é realizada pela Instituto Ecovida, em parceria com o Governo, por meio da Secretária da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), a Fundação Municipal de Cultura Pichuco Santos e o Sesc de Penha.

Antes de comparecer no Sesc Penha, os interessados devem preencher um formulário de pré-inscrição disponível no link e levar documentos pessoais no dia e horário previstos. Os documentos necessários são RG, CPF, Comprovante de Residência além de uma peça de artesanato pronta e uma para fazer.

As avaliadoras são do Instituto Ecovida que irão repassar os dados do artesão para a Coordenação do Artesanato da Sicos, responsável por emitir a Carteira Nacional do Artesão no Estado. As carteiras podem ser emitidas na hora dependendo da demanda, as que não forem entregues serão enviadas por e-mail ou WhatsApp.

“O objetivo do apoio é promover o desenvolvimento integrado deste setor tão importante para o fortalecimento da cultura e valorizar os trabalhadores”, destaca o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.

“Com o documento em mãos, é possível que estes profissionais participem de feiras em todo o país, além de outros benefícios. É também uma alternativa de geração de renda”, explica o diretor de emprego e renda da Sicos e o coordenador do Artesanato de SC, Carlos Alberto Arns.

A Secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária, Fabiana Lopes Ribeiro, ressalta a importância das parcerias entre o poder público e a sociedade civil para realização de ações de interesse comum. “Santa Catarina tem excelentes e criativos artesãos que fazem peças únicas. Obter a formalização significa mais valorização para a atividade e uma abertura de portas ao mercado”, enfatiza.

Serviço:

Emissão ou renovação da Carteira Nacional do Artesão
Dia: 28/04/2023, das 08h às 12h
Local: Sesc Penha, Rua Joaquim Ludgero Vieira, 645, bairro de Nossa Senhora de Fátima – Penha/SC.

Para participar da ação, os artesãos precisam fazer preencher a ficha online que está disponível neste link.

Texto: Pablo Mingoti

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support