Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Estado anuncia projeto para...

Estado anuncia projeto para construção de oficina no Presídio Regional de Mafra

Foto: Eduardo Valente / Secom

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) anunciou, em parceria com a Regional do Planalto Norte, o início da ampliação do Presídio Regional de Mafra, com o objetivo de construir uma oficina laboral no estabelecimento penal.

Uma das prioridades do governador Jorginho Mello para o Sistema Prisional de Santa Catarina é fortalecer as oportunidades de trabalho para a população privada de liberdade, proporcionando ferramentas e oportunidades de ressocialização, além de oferecer qualificação e preparação para o retorno à sociedade.

O secretário Edenilson Schelbauer destacou que a SAP está empenhada no desenvolvimento de atividades laborais e de programas de educação no sistema prisional, considerados elementos fundamentais na redução da reincidência criminal, melhoria da qualidade de vida e alívio financeiro para o Estado.

“As estatísticas mostram que muitos apenados conseguem emprego após a sua libertação. Isso ocorre porque o trabalho pode proporcionar uma renda estável e uma sensação de responsabilidade e independência, fatores que contribuem para a reintegração social do ex-reeducando”, ressaltou Schelbauer.

O superintendente da Regional do Planalto Norte, Fernando Goffi, informou que o próximo passo será a elaboração do projeto de construção da oficina em terreno de 300 metros quadrados, assim como a definição dos serviços que serão oferecidos no local. “Essa oficina será administrada diretamente pelo presídio, trazendo recursos para o estado, e nossa intenção é oferecer serviços e produtos que tenham um retorno imediato para a população catarinense”, explicou Goffi.

Terreno de 300 metros quadrados vai abrigar a nova oficina laboral da unidade.

Com a ampliação do Presídio Regional de Mafra e a construção da oficina laboral, espera-se um aumento significativo nas oportunidades de trabalho para os apenados da região. Atualmente, são cerca de 8 mil apenados trabalhando no sistema prisional catarinense, mas a SAP pretende envolver 10 mil detentos e chegar ao número de 12 mil apenados trabalhando até o fim do ano em todo o estado.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support