Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Estado anuncia continuidade de...

Estado anuncia continuidade de ações para fortalecer a economia em municípios com baixo IDH

O Governo de Santa Catarina pretende continuar com ações para fortalecer a economia nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, em reunião do Instituto DEL nesta quinta-feira, 14. 

O encontro contou com a participação de representantes da Sicos, o secretário, Silvio Dreveck, o secretário adjunto, Jonianderson Menezes, o diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer,  o diretor de Comércio e Serviços, César Winck e o consultor jurídico, Leonardo Branco. Os consultores do Instituto DEL apresentaram os resultados e ações que já foram desenvolvidas em todos os municípios em anos anteriores por meio da metodologia DEL, da Facisc.

As ações deverão ser focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce. Para o secretário Silvio Drevek, o Governo precisa desenvolver de forma sustentável os municípios que precisam ter mais qualidade de vida no estado.  “No saneamento básico, por exemplo, temos muito a melhorar, precisamos ainda buscar cuidar de necessidades básicas em muitos municípios catarinenses. É de se admirar que um estado como o nosso ainda tenha essa deficiência”, lamenta. 

Dreveck ainda explica que a melhor inclusão social é dar oportunidade de trabalho. “Os municípios com IDH baixo precisam atrair novos investimentos e empresas e com isso gerar mais empregos e renda. Vamos continuar com esse trabalho que é super importante para diminuir essa diferença que é tão gritante em Santa Catarina”, conclui. 

Em fevereiro, a Sicos, a Facisc e o Instituto DEL vão fazer um encontro para discutir projetos que podem ajudar a elevar seus índices socioeconômicos. 

Programa Del

O Programa Del é uma iniciativa do Instituto Del e da Facisc que tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios, por meio de estruturação da governança em coletivos sociais a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes.

Em 2011, a Facisc implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.

O programa se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, o conceito de desenvolvimento sustentável com prazo estabelecido para esse fim.

Texto: Pablo Mingoti

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Mais informações: Jornalista Naim Campos - Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço - (48) 99823-0331 - e-mail: naimcamposs@gmail.com

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support