Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Estação Experimental da Epagri...

Estação Experimental da Epagri em Videira lança vinhos e espumante na comemoração de seus 80 anos

A Estação Experimental da Epagri em Videira (EEV) completa 80 anos de fundação nesta quinta-feira, 24, comemorando a força da vitivinicultura em Santa Catarina. A unidade foi a pioneira no desenvolvimento dos vinhos finos de altitude catarinenses, que hoje ganham fama pelo Brasil e impulsionam também o enoturismo no Estado.

Esse e outros feitos serão comemorados em uma cerimônia que acontece na EEV a partir das 15h desta quinta-feira. Em alusão à data, a EEV lança um espumante desenvolvido pelo método champenoise a partir de uvas Cabernet e Villenave, dois vinhos rosé (Syrah e Malbec) e um tinto Merlot. Também será lançado um cultivar de ameixa, o SCS438 Zafira, que é resistente à escaldadura, uma doença que pode dizimar pomares inteiros.  O evento terá ainda apresentação do histórico da EEV, pronunciamentos das autoridades e homenagens.

Fotos: Aires Mariga / Epagri

Um dos pontos curiosos das comemorações será a capsula do tempo. Trata-se de uma caixa que vai conter diversos documentos, entre eles a relação de funcionários da Epagri na região, dados de fruticultura e apicultura, indicadores econômicos e a lista de vinícolas do Estado. A caixa vai conter ainda duas garrafas de cada vinho produzido na Estação e nas vinícolas parceiras, o que deve somar entre 20 e 30 garrafas. “Essa cápsula será enterrada no terreno da EEV para ser aberta daqui a 20 anos, quando estaremos comemorando 100 anos e degustaremos as bebidas armazenadas para avaliar sua evolução”, revela Vinicius Caliari, gerente da unidade.

A pesquisa com uvas e produção de vinhos é uma das principais atividades desenvolvida na EEV, já que ela abriga a vinícola experimental da Epagri. Nessa área, os pesquisadores desenvolveram o espumante Niágara e trabalham também com projetos que envolvem declínio e mortalidade de plantas, material livre de viroses, porta-enxertos resistentes a pragas e doenças, técnicas de manejo e preparo do solo, condução das plantas, uso de cobertura plástica, introdução de cultivares, zoneamento agroclimático, adaptação de cultivares em áreas de altitude, técnicas enológicas, avaliação de variedades e métodos para fabricação de sucos.

A fruticultura está no DNA da EEV. Além de uva, os pesquisadores foram responsáveis por estudos que introduziram o cultivo de pêssego, ameixa e nectarina na região. Também são desenvolvidos estudos com caqui, quivi, amora-preta, mirtilo e framboesa, sempre buscando oferecer alternativas de renda aos pequenos produtores.

A EEV também abriga a única unidade de pesquisa em apicultura da Epagri. “As abelhas polinizam as fruteiras e podem se tornar uma boa fonte de renda completar para o agricultor”, explica Vinicius. Nessa área, as pesquisas buscam aumentar a produtividade da cadeia apícola do Estado por meio de caracterização genética das abelhas Apis mellifera, melhoramento genético e seleção de rainhas, levantamento de índices de infestação e avaliação das taxas de reprodução do ácaro Varroa destructor e caracterização do mel produzido no Estado.

Serviço:

O que: cerimônia de comemoração dos 80 anos da Estação Experimental de Videira;
Quando: quinta-feira, 24 de novembro, a partir das 15h
Onde: rua João Zardo, s/no, Bairro Campo Experimental, Videira, SC.

Entrevistas: Vinícius Caliari, Gerente da EEV – (49) 3533.5600 / 98842.2040

Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista: (48) 9989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407