Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Espetáculos teatrais serão apresentados...

Espetáculos teatrais serão apresentados na semana comemorativa de 30 anos da Udesc Ceart

A semana comemorativa de 30 anos do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começou nesta segunda-feira, 9, e ao longo da semana, a instituição levará gratuitamente para diversos espaços culturais da cidade uma programação repleta de espetáculos, concertos, exposições, desfile de moda e outras atividades.

Seis espetáculos de teatro da Udesc Ceart integram a programação da semana comemorativa – Assemblage, Preto-à-Porter, $em Vinten$, Rasgue Minhas Cartas, Ignorãça e Baden Baden.

As apresentações começam terça-feira, 10, com Assemblage no Teatro Pedro Ivo e Preto-à-Porter no Sesc Prainha. Na quarta-feira, 11, $em Vintén$ se apresenta no Teatro Àlvaro de Carvalho (TAC) e, na quinta-feira, 12, Rasgue Minhas Cartas será encenada no Sesc Prainha.

Sexta-feira, 13, é a vez de Ignorãça, também no Sesc Prainha. Encerrando a Semana Comemorativa, BadenBaden será encenada no sábado, 14, no Departamento de Artes Cênias da Udesc Ceart. Todos os espetáculos serão realizados às 20h com entrada gratuita – os ingressos podem ser retirados no local uma hora antes do início.

Sobre as peças

Dirigidas por professores do curso de Teatro, diversas montagens que serão apresentadas na Semana Comemorativa conquistaram prêmios nacionais e internacionais. Com enredos originais ou releituras de dramaturgos renomados, Assemblage, $em Vintén$, Rasgue Minhas Cartas, Ignorãça e BadenBaden foram produzidas nas disciplinas de Montagem Teatral I e II.

Já Preto-à-porter: histórias reais de quem é de noite, produzido pelo coletivo Nega, já foi encenado em diversos locais de Florianópolis. A peça apresenta esquetes sobre a questão do racismo, algumas com foco específico na vida da mulher negra brasileira. O coletivo integra o programa de extensão NEGA – Negras Experimentações Grupo de Artes, coordenado pela professora Fátima da Costa de Lima.

Finalizada em 2013, Assemblage reúne trechos coreográficos já existentes de diversos autores, com composições do próprio elenco. Premiada no Festival Internacional de Teatro de Blumenau/SC (Fitub) e no Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte/MG (Feto/BH), a montagem aborda os encontros e desencontros humanos, misturando dança e teatro. A montagem é dirigida pela professora Jussara Xavier.

Em BadenBaden, dirigida pelo professor Vicente Concilio, o espectador assume um papel ativo na história que conta como quatro sobreviventes de um desastre de avião entram em um acordo para não morrer. A peça já foi premiada no Fitub, no Feto/BH e apresentada na Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo e no 16º Festival Nacional de Teatro Bertolt Brecht, na Bolívia.

Rasgue Minhas Cartas, dirigida pelo professor André Carreira, é baseada na obra do dramaturgo argentino Daniel Veronese e fala sobre perdas, dores, saudades e encontros. Recém produzida, a montagem já se apresentou no 4º Congresso Internacional de Teatro da Universidad Nacional de las Artes, em Buenos Aires.

Outra montagem que também estreou neste semestre é Ignorãça, inspirada na obra “O livro das Ignorãças” do poeta mato-grossense Manoel de Barros. Dirigida por Jussara Xavier, a peça trata sobre um modo de ver o mundo baseado no não saber, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de um projeto criativo para investigar diferentes proposições de ação do/no corpo cênico.

Inspirada na “Ópera dos Três Vinténs” de Bertolt Brecht, $em Vinten$ é uma montagem dirigida pelo professor Diego di Medeiros. Premiada no Fitub, a peça conta as peripécias de um relacionamento proibido entre um bandido e a filha de um empresário marginal, que pressiona um delegado corrupto a colocar o genro na cadeia.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350