Espetáculo desenvolvido na Udesc representa teatro brasileiro em festival na Bolívia
Após receber diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais, e ter realizado mais de 50 apresentações pelo Brasil, o espetáculo BadenBaden – desenvolvido em 2011 no curso de Teatro do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – desembarca nesta semana na cidade de Cochabamba, na Bolívia, para participar da 16ª edição do Festival de Artes Cênicas Bertolt Brecht.
Sob direção do professor Vicente Concílio, o espetáculo inspirado no texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht foi convidado para participar do evento, que teve início na última sexta, 5, e segue até o próximo sábado, 13 de dezembro. O grupo participará com o debate “A experiência de montar Brecht” e realizará uma apresentação única de BadenBaden no encerramento do evento.
A participação no festival
A viagem foi contemplada com o Edital Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios nº. 1/2014 do Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria de Economia Criativa (SEC). Por isso, a responsabilidade vai além de apresentar BadenBaden: o grupo, hoje Coletivo Baal, estará representando o Brasil e sua produção cultural no exterior.
“É uma conquista muito forte, principalmente porque as passagens foram financiadas pelo MinC, ou seja, houve uma análise que entendeu que o espetáculo BadenBaden merece representar o Brasil em um evento no exterior”, diz o professor Vicente Concílio. A participação de BadenBaden no festival possibilitará o diálogo intercultural, incentivando o intercâmbio de ideias e experiências artísticas entre os povos e criando espaços de reflexão.
“Isso é a prova de que nossa produção não deixa em nada a dever aos profissionais, muito pelo contrário: o fato de priorizarmos a pesquisa e a possibilidade de estar desvinculado de qualquer condição mercadológica nos possibilita outras ousadias. É muito bom ver que isso faz sentido e que tem gente interessada nessas investigações”, complementa o diretor da peça”, complementa o diretor da peça.
O Festival
Desde 1998, o Festival Bertolt Brecht se tornou um cenário chave de impulso para as artes nacionais, e em 15 anos se consolidou com a participação de elencos locais, nacionais e internacionais.
O evento estabeleceu um espaço de atuação com foco na experimentação. A edição deste ano pretende provocar os criadores a refletirem sobre a proposta poética, ética, teatral e vital de Brecht, considerado um dos dramaturgos e poetas alemães mais influentes do século XX.
Sobre BadenBaden
Livremente inspirada em “A peça didátida de Baden-Baden sobre o acordo” e “O voo sobre oceano”, duas das peças didáticas de Brecht, BadenBaden estabelece um jogo vivo e um acordo sutil entre as atrizes e o espectador. A proposta é que a plateia seja constantemente convidada a se posicionar ante as cenas, questionando sua própria função diante delas. Através de um inquérito, do qual se decide se quatro aviadores recém acidentados merecem ser ajudados, o espetáculo suscita a reflexão política sobre a morte, a renúncia, o acordo, a ajuda e a violência.
“Desde a estreia, BadenBaden conquistou muitas oportunidades de levar o trabalho que realizamos no curso de Teatro de Udesc para muitos lugares, dentro e fora do Estado. Neste ano, depois de viajarmos por quatro cidades do interior de São Paulo, depois de participarmos de uma Bienal de Teatro em Campo Grande, chegou a vez de apresentarmos o espetáculo em solo boliviano”, complementa Vicente Concílio.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350