Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Comissão Nacional de Energia...

Comissão Nacional de Energia Nuclear autoriza radioterapia em Joaçaba

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, recebeu na última terça-feira (23) a autorização para operar o Centro de Radioterapia. A aprovação foi fornecida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e é o principal documento que faltava para o início dos atendimentos. A permissão possibilitará que  a  unidade passe a realizar 35 sessões de radioterapia/mês via SUS.

“É uma grande conquista para os pacientes da região. Esse serviço vai garantir agilidade e um pouco mais de conforto pra quem já enfrenta essa batalha tão dura que é a luta contra o câncer”, disse o governador Jorginho Mello.

Com o novo serviço, a instituição também ampliará o número de cirurgias oncológicas realizadas.  Desde 2007, o HUST é referência em Alta Complexidade em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense. No entanto, até então, Chapecó era o destino dos pacientes de Joaçaba e cidades próximas que hoje necessitam do tratamento de Radioterapia.

“Foi um trabalho intenso que acompanhei desde o início com a implantação do Plano de Expansão da Radioterapia no Estado. Com a radioterapia de Joaçaba vamos agilizar o tratamento contra o câncer e evitar o deslocamento dos pacientes que precisam fazer radioterapia em Lages e Chapecó. Contribuindo com o cumprimento das leis do câncer que garantem o diagnóstico e tratamento contra a doença mais rápido”, salientou a secretária Carmen Zanotto.

Trata-se de um hospital contratualizado com a Secretaria de Estado da Saúde. A unidade deve agora encaminhar o plano operativo de serviços para avaliação dos técnicos da SES  e incorporação  ao contrato.

A construção do Complexo de Radioterapia em Joaçaba faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde e teve investimento de mais de R$ 14,1 milhões. A estrutura fica em um terreno  disponibilizado pela Fundação Universidade Oeste de Santa Catarina (Funoesc), nas proximidades do campus 1 da Unoesc. 

O espaço tem 3.300 m² de área urbanizada e conta com recepção, três consultórios, sala para atendimento de pacientes que necessitem observação, salas de controle e de curativos, espaço para colaboradores e espaço onde está localizado o acelerador nuclear, aparelho que não emite radiação quando não está em uso e também não gera resíduos radioativos.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support