Escolas socializam experiências no III Seminário de Gestão Escolar da Gerência de Educação de Araranguá
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
A Gerência de Educação de Araranguá, por meio da tutoria de Gestão Escolar, promoveu nesta quinta-feira, 6, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), o Terceiro Seminário que reuniu diretores e assessores das 43 escolas estaduais da Região, com o tema ‘A escola vista por dentro’. O encontro contou ainda com a participação dos técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SED), Rosimeri Jorge Silva e Daniel Noebauer; da gerente de Educação da ADR Araranguá, Celina Hobold da Rosa; da supervisora de gestão escolar da Gered, Cleusa Maria Felisberto Tavares e técnicos da Gered.
O objetivo do Seminário, segundo a tutora Ana Dirce De Vila, era contribuir para que o gestor escolar perceba a relação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Plano de Gestão Escolar (PGE), em um movimento de Ação-Reflexo-Ação na perspectiva de uma escola para todos. “O trabalho pedagógico está ligado ao sentido que atribuímos à escola e à sua função social, aos modos como entendemos a criança, aos sentidos que damos à infância e à adolescência e aos processos de ensino-aprendizagem”, destacou.
O Seminário teve como foco a dimensão pedagógica. Na oportunidade, foram compartilhadas experiências de gestão no processo ensino e aprendizagem de nove escolas do Extremo-Sul, entre elas: EEB Dolvina Leite de Medeiros (Araranguá), EEB Eremeta Souza (Araranguá), EEB Bernardino Sena Campos (Araranguá), EEB Professor Mota Pires (Araranguá, EEB Normélio Cunha (Sombrio), EEB Jacinto Machado (Jacinto Machado), EEB Padre Antônio Luiz Dias (Araranguá), EEB Pedro Simon (Ermo) e EEM Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul).
Entre as experiências compartilhadas no início da tarde, a aluna Heloísa Zanardo Perraro, do 3º ano da EEB Professora Isabel Flores Hübbe, bairro Alto Feliz, de Araranguá, ao lado da diretora Daiane Baltazar Cândido, apresentou o livro de sua autoria “Maricota A Galinha que queria ser surfista”, lançado recentemente. A jovem escritora de apenas oito anos de idade, estuda no 3º ano, e já leu 31 livros somente em 2017, com estímulo dos pais e professores. Um dos projetos da Escola de Heloísa, que incentiva os estudantes a conhecerem a literatura, é o ‘Mundo Mágico da Leitura’.
Com este mesmo objetivo, a EEB Bernardino Sena Campos desenvolve com os alunos das séries iniciais e finais o Projeto ‘Do mundo encantado para o encanto pela leitura’. Acompanhados da diretora Maritânia Silveira, os alunos Lucas e Larissa, do 6º ano, encantaram a todos os presentes no Seminário com seus relatos, abordando o combate ao preconceito e à discriminação, e ainda realizaram uma linda apresentação musical.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}