Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Escolas estaduais vão ter...

Escolas estaduais vão ter Plano de Educação Alimentar e Nutricional

Estimular a produção de hortas, aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras e restringir alimentos gordurosos são três ações do Plano de Educação Alimentar e Nutricional apresentado nesta terça-feira, 18, para a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos das escolas estaduais. “Vamos fortalecer práticas mais saudáveis e que vão agregar na qualidade de vida dos estudantes”, afirmou o diretor de Apoio ao Estudante da Secretaria da Educação, Osmar Matiola.

Foto de arquivo: Osvaldo Nocetti / SED

>>> Imagem para download na galeria
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

De acordo com pesquisa do programa Saúde na Escola, realizado com 2 mil alunos em escolas estaduais e municipais de Florianópolis, 25% dos estudantes estão acima do peso e 10% já sofrem de obesidade. Apesar de não possuir uma meta de reduzir esses números, o Plano de Educação Alimentar prevê que as escolas programem no projeto pedagógico a visita das equipes do programa Saúde na Escola para realizar o levantamento de peso e altura dos alunos.

A ação deve começar a ser implantada na prática a partir do início do próximo ano letivo. Os planos de gestão que estão sendo formulados pelos candidatos a diretores escolares devem tratar da alimentação escolar. A Secretaria da Educação também vai elaborar uma plataforma virtual de conteúdo para o treinamento dos profissionais. “Serão 20h de aulas com os conceitos e mais 20h de prática nas escolas. Além disso, a plataforma vai permitir a interação das escolas, com cada uma contando as suas experiências para que as outras possam replicar”, explica Matiola.

Prática já ocorre

O diretor de Apoio ao Estudante afirma que o plano sistematiza as práticas que a Secretaria da Educação já vem adotando para melhorar os hábitos alimentares dos estudantes catarinenses. “Os embutidos, como a salsicha, já foram abolidos há mais de dois anos. Os alunos adoravam cachorro quente, mas como a salsicha possui teor de sódio muito alto realizamos a troca pelo frango desfiado”, exemplifica. Biscoito caseiro, peixe e arroz integral também foram alimentos mais saudáveis que foram implantados nos últimos anos

O Plano de Educação Alimentar e Nutricional é uma parceria da Secretaria da Educação com a Secretaria da Saúde, o Conselho Estadual de Alimentação Escolar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Mais informações para a imprensa:
Rafael Wiethorn
Secretaria de Estado da Educação
(48) 3664-0356 / 8843-5084
rafaelw@sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support