Escolas estaduais participam de desfile cívico-militar, em Joinville
Trezes escolas da rede estadual de ensino participam do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, nesta quarta-feira, 7 de setembro. No total, 37 entidades passam pela avenida José Vieira (Beira-Rio), a partir das 9h. A Escola de Educação Básica Germano Timm é a primeira da rede estadual a desfilar. Seus estudantes se destacam como atletas, músicos, artistas, desenhistas e principalmente dançarinos de várias categorias.
A Escola de Educação Básica Annes Gualberto vai passar com a sua fanfarra, mas desenvolve outros programas como a “Educação Para o Trânsito”, “O Caráter Conta”, “Preservação do Meio Ambiente”. Do bairro Guanabara, a Escola de Educação Básica Jorge Lacerda leva um pelotão de alunos. No ensino, busca formar cidadãos com uma visão crítica sobre a sociedade e acontecimentos e para isso desenvolve projetos como Feira das Profissões, Yard Sale, e mantém um Núcleo de Educação Ambiental e outro de Atendimento Educacional Especializado.
A Escola de Educação Maestro Francisco Manoel da Silva vai desfilar ao som da sua banda, considerada um orgulho para a comunidade do bairro Vila Nova. Com 70 anos de fundação, atualmente possui ensino fundamental e médio. A Escola de Educação Básica Jandira D’Ávila, do bairro Aventureiro, possui Ensino Médio Inovador. Aos seus estudantes, um currículo diferenciado, com foco na cultura, ciência e tecnologia. A Escola de Educação Básica Nagib Zattar vai destacar o projeto Todos Pela Educação, um piloto desenvolvido pela Fiesc na unidade do Jardim Paraíso.
Também terá apresentação da fanfarra. Estudantes da Escola de Educação Arnaldo Moreira Douat vai demonstrar a feira de ciências com foco em sustentabilidade e o resgate de valores no cotidiano escolar. A Escola de Educação Básica João Rocha leva mais uma banda e o programa de prevenção às drogas. Na sua concepção pedagógica, quatro pilares: o homem, o mundo, a sociedade e a escola. A Escola de Educação Básica Gerturdes Benta Costa vai levar um pelotão de alunos e a fanfarra de percussão da Escola de Educação Básica Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos desfila com demonstração do senso de responsabilidade, cooperação, disciplina e principalmente cidadania dos estudantes.
Do Bairro Santo Antônio, a Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco que possui um núcleo de educação afrodescendente indígena, cigana e diversidade. Educar para a cidadania é o tema da Escola de Educação Básica Maria Aguiar Lepper. A Escola de Educação Básica Georg Keller, encerra o desfile da rede estadual de ensino com os alunos levando uma mensagem sobre o risco que as drogas oferecem.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}