Escolas Estaduais da região de Videira debatem a Base Nacional Comum Curricular

A Gerência Regional de Educação juntamente com membros da Comissão Regional que conta com representantes da Amarp, Senac, Universidades e educadores provenientes dos municípios que integram a 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) desenvolveram atividades para o Dia Nacional de Mobilização para Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado nesta quarta-feira, dia 21.
Ações pontuais de análise da Proposta Preliminar divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) foram realizadas em todas as escolas da regional com o objetivo de que, inicialmente, os professores conheçam os conceitos abordados referentes às suas áreas de conhecimento.
Segundo o secretário regional, Dorival Carlos Borga, o momento é de contribuição “Além da mobilização dos professores, queremos que, posteriormente, toda comunidade escolar seja envolvida neste processo, que os pais e estudantes conheçam a proposta e também possam contribuir com seus pontos de vista” afirmou.
Nas Escolas da Rede Estadual da região ficou definido meio período para os professores debaterem o conteúdo integrante na proposta do MEC. Na EEB. Pe Bruno Pokolm, no bairro Vila Verde, além dos professores, os alunos também tiveram a oportunidade de avaliar o material proposto no estudo. Na EEB Governador Lacerda a discussão se concentrou na Sala de Informática, onde na plataforma da Base Nacional Comum, os professores puderam conhecer mais sobre a proposta e imediatamente emitir suas sugestões.
A Base Nacional Comum Curricular é um texto, elaborado por 116 especialistas, de 35 universidades, sob a coordenação do MEC. Nesta etapa, a proposta segue aberta para sugestões via internet no site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Na sequência será submetido à consulta pública e depois à parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa do MEC é concluir todo o processo ainda em 2016. Em junho se encerrará o prazo previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) para conclusão desta meta.
O texto preliminar do documento busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica. Além disso, os especialistas tiveram a preocupação de fazer que o novo currículo dialogue com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando uma abordagem mais interdisciplinar da compreensão dos conteúdos.
Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, os trabalhos permanecem até o dia 15 de dezembro, prazo final para as contribuições via site “É importante destacar que o modelo pretende melhorar o currículo escolar, não excluir as particularidades ou padronizar o ensino. O que se objetiva com esse estudo é estabelecer os conhecimentos básicos que todos os estudantes devem se apropriar, por ano escolar, independente do município o qual esteja matriculado” finalizou a gerente.
ENTENDA A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM
O QUE É: A BNCC é o documento que detalha o que precisa ser ensinado em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do país. A Base Comum está prevista na Constituição, na Lei de Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação. Os debates e propostas serão concentrados no portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece que até junho de 2016 deva ser cumprida a meta de estabelecer uma “proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”. A Base Nacional será apresentada como resposta a essa demanda.
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