Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas Estaduais de Xanxerê...

Escolas Estaduais de Xanxerê participam de projeto piloto da alimentação escolar

Quatro escolas estaduais que compreendem a Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê estão participando de um projeto piloto da Secretaria de Estado da Educação que tem o objetivo de implantar um novo método de contagem da alimentação escolar.

 

O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e tem o objetivo de obter informações específicas sobre o número de alunos que utilizam a merenda escolar, repetições, consumo de alimentação e ainda o cardápio que está sendo oferecido com a quantidade de calorias e outras informações necessárias que devem seguir o padrão estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

A técnica da Gerência da Alimentação Escolar da SED, Merialva Bedin, disse que com o aplicativo é possível identificar quantas refeições foram consumidas por aluno e por turma, quais os alunos consomem essa alimentação e os que não utilizam do serviço. “Desta forma poderemos verificar o porquê o aluno não faz uso da alimentação escolar e inclusive será possível obter dados nutricionais com relação ao cardápio já que se este for seguido cem por centro de acordo com a proposta da nutricionista da SED, ele garante a necessidade nutricional do estudante durante o período em que ele permanece na escola”, enfatiza.

Conforme o Gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da SED, Francisco Reis Von Hertwing, o projeto piloto já foi implantado em outras regiões como Tubarão e Laguna e agora na Regional de Xanxerê estão sendo contempladas as escolas Don Oscar Arnulfo Romero, Aparício Júlio Farrapo, Iraci Tonello e Costa e Silva. Todas já iniciaram nesta semana o uso do aplicativo.

O secretário executivo da ADR, Edegar Giordani, considerou a inovação um grande passo para a gestão da alimentação escolar. “É mais uma ação importante que vem a somar no processo de gestão escolar e ainda na qualidade do serviço que é oferecido aos nossos alunos, especialmente no que diz respeito a alimentação escolar”, enfatizou.

Durante a refeição escolar o aluno irá registrar o consumo da alimentação escolar através da carteira de estudante que contém código de barras ou QR Code e que será computado por meio de um tablete. Os dados são encaminhados automaticamente para o CIASC.

Um ato pedagógico

O novo sistema não é apenas um avanço tecnológico mas também  um ato pedagógico pois junto com este novo passo a escola também poderá desenvolver atividades interdisciplinares sobre a alimentação escolar. Por sua vez o aluno também poderá compreender que a alimentação que está sendo oferecida é de qualidade. “O aluno saberá o valor nutricional dos alimentos e através disso terá conhecimento para discernir o que poderá repetir e o que não deverá repetir no que diz respeito a refeição.  Então este trabalho terá que ser feito nas escolas de forma muito mais efetiva do que vinha sendo feito”, explica a supervisora de apoio ao estudante, Salete Salini Pellegrini.

O gerente de educação da ADR de Xanxerê, Davi Vartha, considerou o momento importante para as escolas e para os alunos. “Estamos dando um passo importante e ficamos felizes que a nossa regional tenha sido contemplada com o projeto piloto. A questão alimentar tem um caráter pedagógico muito importante especialmente quando falamos em alimentação saudável. Sabemos que a alimentação saudável contribuiu sobremaneira com o aprendizado”, destacou Vartha.

Informações para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere