Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas estaduais de Itajaí...

Escolas estaduais de Itajaí e Navegantes apresentam projetos de pesquisa na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

Estudantes das escolas de educação básica Nereu Ramos e Maria Nilza Ferreira Evaristo (Itajaí) e Julia Miranda de Souza (Navegantes) participarão da 11ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, nos dias 19 e 20 de outubro, em Florianópolis. Os trabalhos foram selecionados entre 22 projetos de pesquisa, na etapa regional, e concorrerão com outros 80 desenvolvidos por alunos de escolas estaduais de todo o estado.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação, o objetivo é estabelecer a interação e troca de experiências entre estudantes e comunidade, a partir da exposição das produções científicas e culturais realizadas dentro do contexto educativo de cada localidade.

Sob a coordenação de professores orientadores, os estudantes do Ensino Médio Inovador da EEB Nereu Ramos desenvolveram um equipamento chamado biodecompositor, que aproveita as sobras da merenda como adubo para a horta da escola. Na EEB Maria Nilza, localizada no Bairro de Espinheiros, os alunos do ensino fundamental realizaram pesquisa sobre o impacto do desmatamento de um morro na região e os efeitos na comunidade. Na EEB Julia Miranda, a equipe do ensino médio desenvolveu um boné com sensor que poderá ser utilizado por deficientes visuais para locomoção em segurança.

Conforme a coordenadora regional da feira, professora Elózia de Brito, a ação já revelou talentos na região, como é o caso do estudante Fabrizio Campos, formado no ensino médio da EEB Adelaide Konder, de Navegantes, e que atualmente leva o projeto a escolas de outras regiões do Brasil, com apoio da ABRIC – Associação Brasileira de Incentivo à Ciência. “Nossa meta é despertar outros talentos nas escolas e fazer com que os jovens prestem atenção nas suas comunidades e contribuam para melhorá-las”, diz a coordenadora.

Este ano, diferentemente das últimas edições do evento, a maior parte dos trabalhos apresentados é voltada a tecnologias como robótica, automação e geração de energia limpa. Nas edições anteriores, a abordagem dos projetos era focada na preservação do meio ambiente e em alternativas menos invasivas de convívio com a natureza.   

Categorias

O público poderá visitar os estandes nos períodos matutino e vespertino. A feira é dividida em três categorias: ensino fundamental, médio e profissionalizante. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por professores, técnicos pedagógicos e gestores.

Serviço
O quê: XI Feira Estadual de Ciências e Tecnologia
Quando: 
Quarta-feira, 19
9h – Abertura
10h às 18h – Apresentação dos projetos
Quinta-feira, 20
9h às 15h – Apresentação dos projetos
15h às 16h30 – Encerramento e premiação
Onde: Ginásio Esportivo Rosendo Lima, IEE, Florianópolis.

{article Silvia Daleffe – ADR Itajaí – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support