Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas estaduais de Itajaí...

Escolas estaduais de Itajaí e Navegantes apresentam projetos de pesquisa na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

Estudantes das escolas de educação básica Nereu Ramos e Maria Nilza Ferreira Evaristo (Itajaí) e Julia Miranda de Souza (Navegantes) participarão da 11ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, nos dias 19 e 20 de outubro, em Florianópolis. Os trabalhos foram selecionados entre 22 projetos de pesquisa, na etapa regional, e concorrerão com outros 80 desenvolvidos por alunos de escolas estaduais de todo o estado.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação, o objetivo é estabelecer a interação e troca de experiências entre estudantes e comunidade, a partir da exposição das produções científicas e culturais realizadas dentro do contexto educativo de cada localidade.

Sob a coordenação de professores orientadores, os estudantes do Ensino Médio Inovador da EEB Nereu Ramos desenvolveram um equipamento chamado biodecompositor, que aproveita as sobras da merenda como adubo para a horta da escola. Na EEB Maria Nilza, localizada no Bairro de Espinheiros, os alunos do ensino fundamental realizaram pesquisa sobre o impacto do desmatamento de um morro na região e os efeitos na comunidade. Na EEB Julia Miranda, a equipe do ensino médio desenvolveu um boné com sensor que poderá ser utilizado por deficientes visuais para locomoção em segurança.

Conforme a coordenadora regional da feira, professora Elózia de Brito, a ação já revelou talentos na região, como é o caso do estudante Fabrizio Campos, formado no ensino médio da EEB Adelaide Konder, de Navegantes, e que atualmente leva o projeto a escolas de outras regiões do Brasil, com apoio da ABRIC – Associação Brasileira de Incentivo à Ciência. “Nossa meta é despertar outros talentos nas escolas e fazer com que os jovens prestem atenção nas suas comunidades e contribuam para melhorá-las”, diz a coordenadora.

Este ano, diferentemente das últimas edições do evento, a maior parte dos trabalhos apresentados é voltada a tecnologias como robótica, automação e geração de energia limpa. Nas edições anteriores, a abordagem dos projetos era focada na preservação do meio ambiente e em alternativas menos invasivas de convívio com a natureza.   

Categorias

O público poderá visitar os estandes nos períodos matutino e vespertino. A feira é dividida em três categorias: ensino fundamental, médio e profissionalizante. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por professores, técnicos pedagógicos e gestores.

Serviço
O quê: XI Feira Estadual de Ciências e Tecnologia
Quando: 
Quarta-feira, 19
9h – Abertura
10h às 18h – Apresentação dos projetos
Quinta-feira, 20
9h às 15h – Apresentação dos projetos
15h às 16h30 – Encerramento e premiação
Onde: Ginásio Esportivo Rosendo Lima, IEE, Florianópolis.

{article Silvia Daleffe – ADR Itajaí – Assinatura}{text}{/article}