Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas estaduais da região...

Escolas estaduais da região recebem orientações sobre período de matrícula e avaliação de aprendizagem

Os diretores e assessores das 42 escolas da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó estiveram reunidos na última sexta-feira,10, para receber orientações sobre o cronograma de matrículas/2018 e para analisar o andamento do processo de avaliação da aprendizagem deste ano.

O período de novas matrículas para o ano letivo de 2018 inicia em 30 de novembro e encerra em 11 de dezembro de 2017. Segundo a gerente Regional da Educação, Maria de Lurdes Seben, são aplicados dois critérios para novas matrículas. “O primeiro critério estabelece que os pais devem procurar as escolas mais próximas a sua residência e o segundo critério é a proximidade com o trabalho dos pais”, explica a gerente.

Para efetivação da matrícula os pais/responsáveis deverão apresentar obrigatoriamente nas escolas a via original e fotocópia da Certidão de nascimento/ carteira de identidade, atestado de frequência, comprovante de residência atualizado, uma foto 3×4, carteira de vacinação e histórico Escolar (no prazo de 30 dias).

As rematrículas foram realizadas até o dia 26 de outubro na plataforma on line da Secretaria de Estado da Educação e nas unidades escolares. “Os pais que não realizaram a rematrícula no prazo podem procurar as escolas até o final do ano para atualizar o cadastro dos filhos e efetivar a vaga”, explica a gerente de Educação, Maria de Lurdes Seben.

Sistema de avaliação

Os alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina estão encarando uma novidade neste ano: o fim do exame final. A recuperação das notas deve ser a cada bimestre, a média passou a ser seis. No encontro da última sexta-feira (10) foi avaliado o andamento da nova forma de avaliação levando em conta os avanços da aprendizagem e a recuperação paralela durante os bimestres.

“Os professores receberam orientações sobre o sistema de avaliação para o encerramento do ano letivo. No Conselho de Classe devemos levar em conta os critérios de desempenho e comprometimento do aluno, seguindo os conceitos de uma avaliação formativa e democrática”, explica a gerente Maria de Lurdes.

A mudança estimulou a realização de um cronograma de capacitação das equipes pedagógicas durante o ano, para ampliar o conhecimento sobre as resoluções 183 e 189/SC, que estabelecem diretrizes operacionais para a avaliação do processo ensino-aprendizagem. “Estamos focados em proporcionar ensino de qualidade, com avaliação formativa para promover a aprendizagem integral dos alunos”, destaca a secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional – Chapecó, Astrit Savaris Tozzo.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support