Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas estaduais da região...

Escolas estaduais da região de Ibirama ainda vão avaliar mudança de horário nas aulas do ensino médio noturno


Foto: Divulgação/EEB Gertrud Aichinger

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina recomendou às cerca de 500 escolas estaduais com ensino médio noturno que antecipem o horário de início das aulas das 19h para às 18h30 e de término das 22h35 para às 22h, mas por enquanto, a Gerência Regional de Educação de Ibirama, não deve aderir à mudança.

O comunicado foi feito pelo gerente de Educação Nilo Poffo, nesta terça-feira, dia 25, que afirmou que vai avaliar a situação de cada unidade. “Hoje o Estado não tem uma lei que permita o pagamento do adicional noturno aos professores que ficam após às 22h e para evitar cobranças judiciais a SED fez essa recomendação”, esclareceu.

Ele explica que antes de qualquer modificação, solicitou às equipes gestoras das escolas uma avaliação junto a sua comunidade escolar e todos os envolvidos. “Hoje as aulas iniciam às 19h e tudo está estruturado e organizado em torno desse horário. Além do transporte escolar também temos que considerar a situação dos alunos que na sua grande maioria trabalham e têm seu horário organizado e ainda dos professores que ministram aulas em dois ou três períodos.”

A diretora da Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger, de Ibirama, Thalita Fusinato Wilhelm, ressalta que já iniciou um levantamento através dos registros de carteira de trabalho e contratos de estágio dos estudantes, mas afirma que uma análise preliminar indica problemas caso o horário seja alterado. “Percebemos que muitos alunos chegam na escola poucos minutos antes de iniciar as aulas e outra situação é a do transporte escolar já que o ônibus que leva os alunos da tarde é o mesmo que busca estudantes para o noturno”, opina.

Alunos do Ceja optaram por mudar horário

Apesar do horário das aulas nas escolas ser mantido, depois de várias reuniões, os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) optaram por iniciar as aulas mais cedo conforme a recomendação da SED. “Eles não precisam de transporte e consideraram que para eles a mudança não traria nenhum prejuízo aos alunos, professores e ao próprio sistema. Nos demais locais o atendimento continua no horário de sempre e somente após os levantamentos e avaliação minuciosa da situação de cada escola é que será definida qualquer mudança.”

Informações para a imprensa:

Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support