Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Escolas e instituições de...

Escolas e instituições de SC concorrem ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024

Foto da reunião do Cecop dia 10 de setembro de 2024

Foto: Divulgação/SSP

Escolas, órgãos públicos e instituições de Santa Catarina estão se preparando para a disputa pelo Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024. Os melhores projetos desenvolvidos no estado estão sendo avaliados pelo Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop). O Cecop é um órgão vinculado ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).

Há 12 anos, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal destaca as melhores iniciativas relacionadas à área. São elas, por exemplo, ações de educação fiscal voltadas à função social dos tributos, à qualidade do gasto público e à fiscalização do retorno dos recursos para a sociedade. Assim, a premiação visa conscientizar os cidadãos sobre a importância dos impostos para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, promovendo o comércio legal e o consumo consciente.

Prêmio Nacional de Educação Fiscal estimula consumo consciente

Jair Antonio Schmitt, presidente do Cecop, enfatiza a importância do trabalho do conselho na análise e avaliação dos projetos em Santa Catarina. “O cidadão precisa entender a importância do imposto, porque é através da arrecadação dos tributos que o poder público faz chegar à sociedade, às pessoas mais carentes, os serviços públicos como segurança, saúde e educação”, afirma. Além disso, ele também destaca a necessidade de práticas de consumo consciente, como a solicitação de cupom fiscal em todas as compras, seja de produtos ou de serviços.

Os projetos selecionados pelo Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) serão encaminhados para a etapa nacional do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024. A cerimônia de premiação acontece no final do ano, em Brasília. Conforme o regulamento, são quatro categorias em disputa: escolas, instituições, imprensa e projetos de tecnologia.

União de esforços pelo consumo consciente e comércio legal

Reunião ordinária do Cecop ocorreu na última terça-feira, 10 – Foto: Divulgação/SSP

Silvio Dreveck, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, ressalta, portanto, o impacto do Cecop no desenvolvimento econômico e social do estado. “O trabalho do Cecop é fundamental para promover um comércio justo e o respeito à propriedade intelectual. Nossa economia prospera quando há uma concorrência justa, produtos originais e quando os impostos são convertidos em benefícios para toda a sociedade”, afirma Dreveck.

O Cecop SC conta com o apoio de importantes entidades empresariais. São elas a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) e a Federação das Indústrias de SC (Fiesc). 

Além da Sicos, também compõe o conselho a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), bem como a Secretaria de Estado da Educação (SED). Na última terça-feira, 10, o Cecop realizou sua 38ª reunião ordinária, quando se discutiu a avaliação de trabalhos do prêmio e demais ações.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support