Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas da Gered de...

Escolas da Gered de Palmitos vão participar da IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica, em Florianópolis

Três escolas da área da Gerência da Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos participarão,nos dias 8 e 9 de outubro, em Florianópolis, da IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica. A EEB Felisberto de Carvalho, de Palmitos, foi selecionada na categoria Ensino Médio Profissional, a EEB Prof. Genoveva Dalla Costa, de Riqueza, vai expor na divisão do Ensino Médio, e a EEB Dr. Carlos Culmey, de São Carlos, na modalidade do Ensino Fundamental.

Jaqueline Genessini e Daraiana Palombit, da 2ª série profissionalizante, com a orientação da professora Jéssica Selvira Carlotto, representarão a EBB Felisberto de Carvalho. Elas apresentarão o trabalho “Computador Submerso com Leds Dançantes e Telas Restritas”. Segundo os autores, o projeto consiste em um computador submerso em vaselina líquida, na qual funcionará corretamente sem sofrer curto-circuito, desmentindo assim o senso comum de que componentes eletrônicos submersos não são viáveis, pois a vaselina não conduz energia e é um excelente sistema de resfriamento, ajudando assim no desempenho do computador.

A EEB Genoveva Dalla Costa será representada pelos alunos da 3ª série do ensino médio Gabriel Schenatto e Taís Cecato, sob a orientação do professor Leandro Kreuzberger. O projeto “Ouro do Século XXI”, conforme os alunos, visa provar a viabilidade técnica e econômica da instalação de um sistema solar termodinâmico – para aquecimento de água em residências e indústrias que utilizam caldeiras aquecidas com lenha ou outra fonte de energia convencional, como a elétrica.

Já o professor Clademir Trentini vai orientar os alunos da 8ª série do ensino fundamental Humberto Henrique Arosi e Bruno André Baron, que representarão a EEB Carlos Culmey, com o trabalho “O Sal de Cozinha em Nossa Vida”. Nesse projeto os alunos receberam fundamentação teórica sobre o assunto em sala de aula, e no decorrer da pesquisa confeccionaram um dessalinizador. Assim, importantes informações sobre o sal foram apuradas: seus malefícios à saúde, e simples medidas, que se tomadas, podem evitar o consumo de excessivo de sal, instigando a reflexão sobre o tema.

A IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica começa no próximo dia 8, quarta-feira, no anfiteatro do Instituto Estadual de Educação/IEE, e visa garantir a troca de experiências não só entre alunos, mas também entre alunos e a comunidade, fortalecendo a capacidade de pesquisa, raciocínio lógico e a criatividade dos alunos. Participarão da feira 174 estudantes e 87 orientadores da rede estadual de ensino, além de outros profissionais da educação e também jurados. Confira os trabalhos na íntegra no site:www.feiradeciencias.sed.sc.gov.br

{article Tiago Spezzatto – SDR Palmitos}{text}{/article}