Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas da regional de...

Escolas da regional de Quilombo compartilham práticas exitosas de gestão escolar

seminario do pge 20161108 1246533967

Esta terça-feira, 8, foi um dia reservado para a troca de experiências que dão certo nas escolas da rede estadual na abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo. Gestores, assistentes pedagógicos e de educação, professores e representantes das entidades democráticas das escolas participaram, o dia inteiro, do seminário do Plano de Gestão Escolar da regional de Quilombo, realizao no auditório da escola Jurema Savi Milanez. 

 

De acordo com o gerente de Educação da ADR, Jackson Smiderle, o objetivo do seminário é divulgar as práticas de gestão para que outros diretores, professores e a comunidade escolar, como um todo, possam aprimorar-se e estabelecer relação de parcerias e trocas com outras unidades escolares. “As práticas exitosas de uma escola podem muito bem servir de exemplo para outra unidade e o seminário é o momento perfeito para esta troca. Também é uma oportunidade para valorizar o trabalho realizado pelos profissionais de educação e pela comunidade escolar”, diz.

seminario do pge 20161108 1903395993

O Seminário também contou com apresentações artísticas dos alunos. Segundo a integrante da equipe de coordenação da Secretaria de Estado da Educação (SED), Rosimeri Jorge da Silva, as apresentações no seminário representam a realidade da execução de um plano de gestão escolar que iniciou neste ano, com a implementação de uma política pública do Governo do Estado para criar uma cultura e todo um processo de gestão escolar participativa e democrática dentro das escolas públicas. “Percebi muitas práticas interessantes, o envolvimento muito grande da equipe de gestores e dos professores nas apresentações. Isso fica muito presente quando você vê os alunos e a comunidade escolar envolvida”, afirma.

Rosimeri relembra a trajetória para que a educação pública em Santa Catarina caminhasse nesta direção. “É um processo que está iniciando. Começamos em 2013 com algumas escolas piloto, envolvendo os gestores que já estavam na rede, e em 2015 houve o processo de escolha propriamente dita pela comunidade escolar. Então é um processo novo em Santa Catarina. Nós tivemos escolha com a comunidade em 1990 somente por dois anos e depois foi dado como inconstitucional, mas agora temos um decreto que normatiza e a esperança de que as pessoas que vivem a educação e trabalham nas escolas públicas consigam perceber a importância de construir uma gestão com a participação da comunidade”, finaliza.

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{title} {text} {readmore}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support