Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas da Regional de...

Escolas da Regional de Dionísio Cerqueira participam de votação do Plano de Gestão Escolar

plano de gestao escolar 20140623 1836014886

Na última quarta-feira, 18, estudantes, profissionais, representantes de Conselhos Escolares e Pais de duas escolas da Regional de Dionísio Cerqueira escolheram gestores para atuação até o final do ano que vem, seguindo novo modelo na escolha de diretores adotado pelo Governo Estadual. A votação foi realizada em 40 escolas de Santa Catarina que estavam em situação de vacância da função de direção até o dia 28 de fevereiro. Na Regional de Dionísio Cerqueira, estiveram envolvidos neste processo a Escola de Educação Básica Cedrense, de São José do Cedro e a Escola de Educação Básica Catarina Seger, de Novo Serro Azul, em Palma Sola.

<<<<Acesse a galeria de fotos

A professora Nilza Suffredini, gerente de Educação, explica que este processo oferece à comunidade o direito democrático de escolha de diretores nas unidades escolares da rede pública de Santa Catarina. “Nas escolas com apenas um proponente, que foi o caso em nossa Regional, a comunidade optou entre aceitar ou rejeitar o Plano de Gestão”, explica ela. Em 15 de outubro do ano passado, a Secretaria de Estado da Educação publicou o decreto nº 1.794, que prevê a formulação de um Plano de Gestão Escolar a ser aprovado pela comunidade escolar para que o seu autor passe a exercer o cargo de diretor da escola.

Na EEB Catarina Seger, de Palma Sola, teve aprovado seu Plano de Gestão o diretor Narcélio De Bona. Na EEB Cedrense, de São José do Cedro, a diretora permanece sendo Vera da Silveira, que também teve seu Plano aprovado. Estes profissionais permanecerão na função de diretor até o dia 31 de dezembro de 2015. Uma equipe da Gerência de Educação (Gered) acompanhou parte das escolhas nas escolas. Profissionais da Secretaria de Estado da Educação (SED) também estiveram em Palma Sola e São José do Cedro. A gerente Nilza Suffredini, ressalta que no próximo ano, a Secretaria de Estado de Educação fará este processo de Plano de Gestão em todas as escolas, para que no início de 2016, os Planos escolhidos sejam colocados em prática, transformando este num modelo inédito de gestão escolar.

{article Jornalista Lucas Maraschim Matias – Dionísio Cerqueira}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support