Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escolas da rede estadual...

Escolas da rede estadual participam de Projeto Social de Educação Fiscal e Cidadania em Joaçaba

Foto Mayelle Hall / ADR Joaçaba

 

A Receita Federal, em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a Gerência de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e a Secretaria Municipal de Educação, viabilizou o “Projeto Social de Educação Fiscal e Cidadania: uma atividade colaborativa entre instituições públicas e privadas em Joaçaba”.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre o sistema tributário do Estado por alunos de escolas públicas, evidenciando a importância do exercício da cidadania e propiciando a tomada de melhores decisões fiscais aos cidadãos. O projeto iniciou em fevereiro de 2018 com a formação dos professores e contemplou aproximadamente 350 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio, de oito escolas municipais e estaduais de Joaçaba.

Uma das etapas do projeto teve como atividade o Concurso de Redação “Um novo jeito de repensar o futuro”, com os seguintes temas: “A importância social dos tributos”, para alunos dos 9º anos; e “Aduana, contrabando e descaminho”, para estudantes das 2ª séries. A premiação foi realizada no mês de agosto, em cada unidade escolar envolvida. Os vencedores ganharam um celular e os segundos colocados foram presenteados com um tablet.

Outra etapa foi a Gincana de Educação Fiscal, com várias provas em agosto e setembro, como a confecção e denominação de uma mascote, a elaboração de uma logomarca, um portfólio de reportagens sobre o tema “tributos”, a pesquisa da carga tributária na cesta básica, a elaboração de uma paródia sobre a importância dos tributos, o recolhimento de lacres de refrigerante para doação em troca de uma cadeira de rodas, coleta de notas fiscais e a gincana no parque com provas relâmpagos. O Concurso de Oratória, no mês de setembro, também fez parte da gincana.

Após meses de atividades e aprendizado, nesta quarta-feira, 31, no Teatro Alfredo Sigwalt, aconteceu o encerramento do projeto. O evento foi marcado por apresentações culturais, entrega de medalhas aos 18 alunos que se destacaram no concurso de redação e pela premiação aos vencedores da gincana: o campeão foi o Centro Educacional Roberto Trompowski (Cert) e o segundo lugar ficou com o Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (Nuperajo).

O ato foi prestigiado pelo secretário executivo da ADR Joaçaba, Jorge Ronaldo Pohl; pelo gerente de Educação, José Junqueira de Carvalho; pelo delegado da Receita Federal em Joaçaba, Otto Maresch; pela diretora executiva da Unoesc, Lindamir Gadler; pelo prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini; além de diretores, coordenadores, professores e alunos. “Nossos professores e alunos das escolas municipais e estaduais estão de parabéns pela participação ativa em prol da cidadania”, ressaltam as representantes da Gered no projeto, Alessandra Magro e Eliane de Carli. Diante dos resultados positivos, as instituições envolvidas já planejam a segunda edição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support