Escolas da rede estadual de Joinville se destacam no desempenho no Ideb
Duas escolas da rede estadual de Joinville se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira, 8. A Escola de Educação Básica Lea Maria Aguiar Lepper obteve média de 7,7 na avaliação das séries iniciais. Também apresentou bom desempenho a Escola de Educação Básica Gustavo Augusto Gonzaga com nota de 7,6 – ambas estão localizadas no Bairro Saguaçu. Na avaliação das séries finais a maior nota também é da Escola de Educação Básica Lea Maria Aguiar Lepper com 6,3. Depois, a Escola de Educação Básica Rudolfo Meyer, do Bairro Floresta, com 5.9.
No país, o segundo melhor colocado das séries inicias é Santa Catarina com média de 6,1. O primeiro colocado é São Paulo com 6,2. Nas séries finais o melhor desempenho do Brasil é de Santa Catarina com média de 4,9 seguida de São Paulo com 4,7. O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, participou, em Brasília, do anúncio dos dados e avaliou os resultados. “Santa Catarina alcançou expressiva melhora em relação aos resultados do ensino fundamental, anos finais, a tal ponto que volta a ocupar o primeiro lugar. Nos anos iniciais, Santa Catarina continua tendo resultados muito fortes e continuamos nas primeiras posições em relação ao restante do Brasil”, disse.
A nota do Ideb é resultado de dois índices: a média da Provinha Brasil aplicada no ano passado e a taxa de aprovação e reprovação das unidades de ensino. Para Deschamps, a preocupação está é com o ensino médio. “Nós temos uma taxa de reprovação e abandono muito elevada, em parte, por conta das consequências da transição do ensino fundamental para o nono ano”, explicou.
O secretário disse que haverá um esforço para melhorar os índices nas outras avaliações com um novo modelo de ensino médio a partir de 2017. Acesse os índices em http://ideb.inep.gov.br/resultado.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}