Escolas da ADR Araranguá irão realizar atividades do Dia da Família na Escola neste sábado
As escolas da rede pública estadual estão se mobilizando para a primeira edição do Dia da Família na Escola, que será neste sábado, 16. A data virou lei após apresentação de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. Santa Catarina é o único estado brasileiro com lei que incentive os familiares a participarem efetivamente da vida escolar dos alunos. A expectativa é mobilizar mais de um milhão de pessoas.
Cada escola envolvida está preparando uma programação para integrar pais, estudantes e demais familiares. São palestras com temas diversos, atividades culturais de teatro, dança e música e ações esportivas estão sendo preparadas para a participação dos estudantes e seus familiares. As entidades de educação profissional dão ênfase à apresentação de projetos práticos desenvolvidos pelos estudantes durante os cursos.
Na sua primeira edição, o Dia da Família na Escola terá como tema central Educação e Saúde. O objetivo é mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é benéfico para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullyng são alguns dos temas propostos.
Estão programadas inúmeras atividades nas escolas estaduais da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá. Dentre elas será dado um enfoque especial ao combate ao mosquito Aedes aegypti e ao vírus H1N1. Segundo a integradora de educação básica da Gered, Gisela O. G. Raupp as escolas mantiveram parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde, Coopersulca – Programa Cooperjovem, SESC, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Dentre as ações desenvolvidas com os temas Combate ao aedes Aegypti e Vírus H1N1 estarão palestras com enfermeiras dos Postos de Saúde; Circuito informativo envolvendo pais e filhos; Cartazes com informações e orientações; Panfletagem conscientizando e orientando as famílias com medidas preventivas; Orientação sobre prevenção com alunos de cursos de enfermagem; Paródias e encenações sobre os temas; Brincadeiras e sorteios de brindes e estandes da saúde com informações e oficinas.
{article Leneza Della Krás – ADR ARARANGUÁ}{text}{/article}