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Escolas catarinenses são semifinalistas em competição nacional de ciência e tecnologia

Na foto, estudantes da EEB Bom Pastor de Chapecó – Foto: Divulgação / SED

Duas escolas de Santa Catarina são semifinalistas no Solve For Tomorrow, uma iniciativa global da Samsung, voltada para estudantes do Ensino Médio que oferece soluções para desafios de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A proposta é encorajar as futuras gerações a alcançarem seu máximo potencial e serem precursoras de transformações sociais positivas para um mundo melhor. Na 10ª edição, a EEB Bom Pastor, de Chapecó e o Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, estão entre os 20 semifinalistas.

Com o projeto “Handy Bompa” – Dispositivo Vestível Para Auxiliar O Deslocamento De Pessoas Cegas, a equipe da EEB Bom Pastor objetiva contribuir com um deslocamento mais seguro das pessoas que não conseguem ver. O projeto iniciou-se ainda em 2022, a partir da Feira de Iniciação Científica da escola.

Projeto “Handy Bompa” – EEB Bom Pastor – Chapecó

“Nossos professores nos orientaram a observar a sociedade, e tentar identificar uma situação problema. Realizamos uma pesquisa de campo em uma associação de nossa cidade, que congrega as pessoas com deficiência visual de alto grau ou cegas e percebemos algumas dificuldades que poderíamos ajudar”, explica a estudante Júlia Freider da Bom Pastor. O protótipo ajuda a identificar objetivos que as bengalas comuns usadas por pessoas com deficiência visual não conseguem identificar.

Cedup de Criciúma desenvolveu projeto para economia de energia elétrica

O projeto “melhorar a eficiência de placas fotovoltaicas por resfriamento através da água” foi desenvolvido pelos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio no Cedup, que fazem a trilha de administração. O principal objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica em casas.

Projeto do Cedup Abílio Paulo – Criciúma

“Após muitos testes percebemos que estava funcionando e nos inscrevemos no prêmio. O projeto estava sendo desenvolvido mostra pros alunos que o processo científico é um pouco demorado mas conseguimos tirar respostas satisfatórias, obtendo e verificando os dados”, explica o professor Felipe Torquato Vieira, orientador do projeto.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
Fernanda Kleinebing
(49) 99948-9279

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Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

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