Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola transforma livros didáticos...

Escola transforma livros didáticos usados em móveis para a instituição

Livros didáticos que seriam descartados, transformados em bancos e bancadas para uma biblioteca. Esta foi a ideia colocada em prática por professores e alunos da Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Silva, de Içara, durante o projeto pedagógico “Escola Sustentável – Responsabilidade de todos”.

De acordo com a diretora da escola, Giziane dos Santos Ramthun, a ação evitou o descarte de inúmeros livros didáticos já utilizados pelos estudantes. “A professora de 1º a 5º ano, Eliane De Bona Sartor, teve a ideia, e com o auxílio de outras professoras e da equipe de serventes, construiu com livros de anos anteriores, uma bancada e bancos com almofadas para os alunos e a comunidade escolar utilizarem”, completa.

A escola, atualmente, conta com 780 alunos, de 1º ano ao Ensino Médio. “Os móveis novos facilitam a concentração nas pesquisas e leituras, e tornam o ambiente mais colorido e aconchegante, com uma cara diferente. Os alunos estão adorando. É uma forma de motivá-los a irem mais à biblioteca”, argumenta a diretora.

Destaque também, para o auxílio, no processo, dos alunos do projeto “Mais Educação”, que tem aula em período integral. “São estudantes do 1º a 9º ano, que supervisionados pela professora, Mislaine Lemos Virtuoso, auxiliaram no processo de separação dos livros e construção dos bancos e da bancada”, afirma Giziane.

Todo esse processo foi deliberado com a comunidade escolar e registrado em ata. A responsável pelos livros didáticos na Gerência Regional de Educação (Gered), da 21ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma, Sarita Luiz Custódio salienta a importância da iniciativa, em evitar o descarte dos livros. “Com toda certeza, é um exemplo a ser seguido por outras unidades escolares”, finaliza. 

Texto e fotos: Francine Ferreira

{article Paula Darós Darolt – SDR Criciúma}{text}{/article}