Escola São José em Guaramirim revive 100 anos de história
A solenidade do centenário da Escola de Ensino Fundamental São José, em Guaramirim, reuniu ex-alunos, ex-funcionários, ex-professores, ex-diretores, ex-presidentes da Associação de Pais e Professores e autoridades locais e regionais, em uma tarde de resgate histórico.
>>> Imagem para download na galeria
Nesta quinta-feira, 25, como definiu o diretor José Carlos Guesser, todos que estavam presentes voltaram no tempo. Ouviram histórias, viram fotos do primeiro imóvel que abrigou a unidade e antigos professores. São cem anos que marcaram a vida de muitas pessoas, como da Eliza Borgmann, que hoje tem 92 anos e aos 10 estudou na escola São José, na época a primeira escola estadual do Rio Branco. “Eu lembro que não sabia escrever ainda, mas passei muito rápido pela escola”, falou Eliza.
A gerente de educação da SDR de Jaraguá do Sul, Lorita Zanotti Karsten, também lembrou da sua infância. “Nasci em Massaranduba e quando passava pela escola São José sempre dizia que era uma escola bonita e não imaginava estar aqui hoje vendo este resgate. Sei que não foi fácil recuperar fotos e documentos, mas é emocionante”, falou.
O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul, Alcides Pavanello, falou sobre o orgulho em ver a evolução da escola. “Hoje eu tive o orgulho de ver a história desta unidade, a evolução e o amor com que todos cuidam da escola”, afirmou.
{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul}{text}{/article}