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Intercâmbio com escola italiana envolve estudantes da região

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O whatsapp e o facebook como ferramentas de comunicação. Isso é realidade na Escola Governador Bornhausen, em Arroio Trinta, no Meio-oeste catarinense. Essas ferramentas são partes da didática escolar e recentemente estão sendo amplamente utilizadas para o projeto de intercâmbio existente entre a escola catarinense e a Escola Liceo Delle Scienze Umane E. Gianturco da cidade de Potenza, região da Basilicata, na Itália.

O projeto teve início neste ano de 2016 e envolve estudantes do terceiro ano do ensino médio brasileiro, com outros 16 estudantes italianos. Na pauta: a integração cultural por meio do esporte. Grupos de contato e relacionamento foram formatados nas duas ferramentas midiáticas e são alimentados frequentemente.

Segundo o professor da escola catarinense, Silvano Abati, o objetivo da proposta é estimular e aperfeiçoar a língua estrangeira por meio da prática entre os estudantes. A escola, inserida em uma comunidade de descendentes italianos, tem, desde 1995 a língua italiana na grade curricular. Em 2013, com a instituição do Gemelaggio (cidades gêmeas), entre Arroio Trinta e San Paolo de Piave, na Itália, as relações foram sendo ampliadas.

“Como professor vemos essas parcerias de uma forma muito positiva, pois além de apresentar a língua italiana para esses alunos, os mesmos tem a oportunidade de colocar em prática todo esse conhecimento no diálogo, trocando experiências, aprendizados, e, especialmente gerando integração”, afirmou o professor.

O intercâmbio de conhecimento acontece de duas formas: na apresentação multidisciplinar dos trabalhos e ações desenvolvidas nas escolas, e, de forma aberta, onde todos podem se relacionar abordando assuntos diversificados do interesse dos mesmos. Nesse aspectos várias curiosidades são apontadas.

intercambio arroio trinta 20160802 1746350990A estudante Valesca Inês Hoeltgebaum apontou a diferença do Ensino Médio na Itália, onde o período é de quatro anos e segue um padrão diferenciado, já personalizado para as áreas humanas ou as exatas. Carla Lais Manenti falou das músicas e dos bailes, bem diferentes dos que acontecem no Brasil. A estudante Viviane Costa destacou as amizades. “Conheci a Eliana, uma estudantes italiana, filha única, a qual tivemos um relacionamento muito próximo. Nos consideramos irmãs. Uma amizade para a vida toda”, destacou.

O estudante Jenefer Junior Manenti, que também integra um grupo de danças italianas em Arroio Trinta, destacou que o grupo italiano busca resgatar essa herança cultural deixada por descendentes italianos. Ele conta que o grupo se impressiona em ver essa cultura tão forte na região. “As danças, os pratos típicos, os jogos italianos, tudo é motivo de muita curiosidade por parte dos estudantes italianos. Nós contamos a nossa experiência, eles ficam sabendo mais sobre a nossa cultura e nós temos a oportunidade de treinar nosso italiano”, finalizou.

Olimpíadas Rio 2016 em foco

A proposta de intercâmbio entre escolas brasileiras e italianas integra um projeto desenvolvido pelo Consultado Italiano no Brasil que propõe uma colaboração e uma parceria telemática sobre áreas de interesse compartilhado. Um dos temas centrais refere-se ao “rol do esporte como veículo pela construção de uma cidadania global” visando as Olimpíadas do Rio 2016. O Ministério Italiano de Instrução escolheu onze escolas, sendo uma delas a EEB Governador Bornhausen. O Ministério da Universidade Instrução e Pesquisa, da Itália, é a entidade que supervisionará as operações.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira