Escola de Videira promove caminhada em alusão ao dia de combate ao cigarro

Pare de fumar! Esse foi o grito de diversos estudantes da EEB Josefina Caldeira de Andrade, na manhã desta terça-feira, dia 31. O grupo esteve percorrendo as ruas centrais de Videira em um ato em alusão ao dia de combate ao cigarro. Além da caminhada, experimentos científicos que comprovam os males causados por esse vício foram demonstrados no Largo da Estação Ferroviária.
Para o secretário executivo Dorival Carlos Borga, a iniciativa deve ser parabenizada. “Queremos enaltecer a iniciativa e também as demais escolas que estiveram trabalhando o tema nessa data de conscientização. Estar informado é o primeiro passo para uma sociedade melhor. Com o tabagismo é a mesma coisa, precisamos que todos realmente saibam os males que o cigarro ocasiona”, destacou.
A atividade teve início às 9h, quando os alunos do 3ª ao 9ª ano do ensino fundamental saíram da escola e realizaram uma caminhada pelas ruas Rua XV de Novembro e Saul Brandalise até o Largo da Estação Ferroviária, em Videira. No percurso, frases entoavam a importância do parar de fumar e cartazes alertavam os perigos ocasionados pelo vício.
O professor Gilmar de Oliveira destacou que o objetivo foi conscientizar. “Nosso objetivo não é impedir ninguém de tomar suas próprias decisões, no entanto, queremos informar toda a comunidade sobre os males causados pelo cigarro, não somente o usuário, mas todos que estão ao seu redor”, afirmou.
Após a caminhada, os estudantes realizaram experimentos científicos com um pulmão artificial produzido por meio de garrafas pets e rolos de papel. O objetivo foi proporcionar a visualização de como se comporta o pulmão dos usuários e as pessoas que são submetidos à fumaça do cigarro. A composição e os principais problemas ocasionados pelo tabaco também foram evidenciados.
A gerente de educação Rita de Cássia Soares enalteceu que a proposta também vem sendo tratada dentro da sala de aula. “A caminhada foi uma forma de externar os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Uma maneira da comunidade tomar conhecimento de todo trabalho desenvolvido e das informações e conhecimentos que são repassados”, finalizou a gerente.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira