Escola Osvaldo Cruz, de Rodeio, desenvolve projeto sobre raízes culturais
Durante esse ano de 2016 a Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz, de Rodeio, que pertence à Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó, realiza o projeto “Nossas origens – Passado/Presente/Futuro. Conhecer para valorizar”. O projeto já iniciou com várias atividades e será desenvolvido até o mês de dezembro.
“O objetivo é atingir todas as turmas da escola e todas as disciplinas. O projeto está sendo desenvolvido por áreas do conhecimento, e norteará todas as atividades realizadas pela escola. Elefoi pensado com a finalidade de apresentar a cidade de Rodeio numa perspectiva de estar inserindo os alunos como construtores e transformadores”, informa a assessora de Direção Maristela Fava Cristofolini.
Conforme a direção da Escola, o projeto fomenta uma reflexão sobre a importância das raízes culturais no sentido da afirmação de sua identidade de um povo. Para isso, a escola buscou a base de estudo no livro “Histórias e Memórias de Rodeio”, da professora e escritora rodeense Iracema Moser Cani. No mês de março, como atividade do projeto, a escritora ministrou palestra de apresentação do livro para toda a comunidade escolar.
Nessa primeira etapa de atividades do projeto, os alunos já puderam aprender sobre a escrita espontânea sobre a vivência em Rodeio, paródias, contos, visita ao município refazendo a rota realizada pelos primeiros imigrantes na vinda a Rodeio, entrevistas com familiares, linha histórica, visita ao Museu “Usos e Costumes da Gente Trentina”, rádio novela, etc.
Conforme Maristela, no mês de abril os estudantes participaram do Festival de Poesias. Todas as turmas participaram com várias apresentações, incluindo a declamação de poesias no dialeto trentino. Também foi realizada a Semana Literária, na qual teve apalestra com a escritora Ornela Pezzini, que é autora do livro “Na Trilha dos Antepassados”.
Para o mês de junho já está programada a Mostra de Trabalhos Interdisciplinares e em agosto acontecerá o Festival de Música e Dança, contemplando músicas folclóricas.
{article Viviana Borchardt – ADR Timbó}{text}{/article}