Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola Jurema Savi Milanez...

Escola Jurema Savi Milanez leva alunos ao Parque Estadual das Araucárias

escola jurema leva alunos ao parque estadual das araucarias 20160603 1379442585

Cinquenta e cinco alunos do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Prof.ª Jurema Savi Milanez tiveram um dia de aprendizado fora da rotina e das paredes da sala de aula. No dia 12 de maio, duas turmas visitaram o Parque Estadual das Araucárias, no município de São Domingos, para uma atividade letiva proposta pelos professores Lilian Sandra Riedi Cima, de sociologia, e Mércio José Lunkes, de física.

A ideia surgiu após uma publicação do jornal norte americano The Guardian, sobre a desigualdade social como fator para um colapso da nossa civilização, que levou os professores a pensarem uma forma de trabalhar a conscientização de maneira interdisciplinar. Depois que os professores trabalharam o texto em sala de aula, os alunos assistiram ao filme Interestelar.

“Este filme parte de uma situação em que a Terra tem recursos naturais praticamente esgotados. A alimentação é baseada no milho e a agricultura é a principal profissão. O filme demonstra com imagens nosso planeta esgotado”, explicou Mércio.

Depois desse choque com possíveis realidades do planeta, os estudantes viajaram até o parque para conhecer a flora regional. Eles fizeram duas trilhas em meio a áreas com mata em formação e mata virgem e agora trabalham para apresentar o que conheceram em um seminário na escola.

Segundo o relato dos professores, esta foi a primeira visita escolar ao parque, aberto para visitações em abril. No local há muitas espécies de árvores e pássaros da região, fornos antigos que serviam para produzir carvão, porque a área pertencia a uma serraria e ainda há uma Pequena Central Hidrelétrica.

escola jurema leva alunos ao parque estadual das araucarias 20160603 1769215239“Foi bem interessante, porque a gente conheceu mais sobre a diversidade de espécies de árvores da nossa região, espécies nativas, conhecemos melhor como elas se adaptam e como podemos preservá-las e cuidar melhor da nossa região”, relatou Gabriela Elis Dalla Costa, aluna da turma 101.

Uma das turmas teve a sorte de ser guiada no passeio pelo gerente de Unidades de Conservação (GERUC) da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Gilberto João Morsch, que estava no parque no mesmo dia e destacou a importância de levar alunos desta faixa etária às unidades de conservação.

“É justamente nesta idade, um pouquinho antes, que ocorre a pré-formação do indivíduo, a preparação desse indivíduo para a vida, é onde você consegue colocar um pouco a mais na cabecinha deles. Existem projetos de processos de educação ambiental vigentes no estado, até com ônibus, com vídeos, DVDs, mas não alcançam. O bom é trazê-los para uma unidade de conservação, do parque, onde a criança ou adolescente pode tocar, pode caminhar, pode cheirar, pode ouvir, e se tiver sorte ele vai ver espécies da fauna e flora”, declarou Gilberto.

O Parque

De acordo com a prefeitura de São Domingos, o parque tem uma área de 6.125,211 metros quadrados (612 hectares). Situado a 12 quilômetros do centro da cidade, é recortado pelo Rio Jacutinga, afluente do Rio Bonito e recoberto de araucárias. O local conta ainda com um Centro de Visitantes, que abriga um museu sobre a espécie, e um Centro de Pesquisa, que tem como função auxiliar nas pesquisas sobre as espécies endêmicas da região. 

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text} {readmore}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support