Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola João Martins Veras...

Escola João Martins Veras tem aulas restabelecidas

reuniao celesc 20150211 1993031074

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville por meio da Gerência Regional de Educação (Gered) informa que as aulas na Escola Estadual João Martins Veras, no Anita Garibaldi, estão restabelecidas a partir desta quinta, 12. Um documento assinado pelo promotor da Infância e Juventude Sérgio Ricardo Joesting recomenda o início das aulas.

 

“Incabível retardar o início das aulas, decisão que só pode ser tomada pela Secretaria de Estado da Educação (SED) ou Gerência Regional e Educação (Gered). Uma associação de pais e professores não possui o poder para decidir sobre o ano letivo de uma escola”, diz o promotor em documento enviado à unidade de ensino. “Recomendo início imediato do ano letivo”, reforça o promotor.

A secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, também esteve reunida com técnicos das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), para tratar das questões de melhoria da capacidade energética das escolas. “No ano passado informamos as unidades por ofício que não poderiam ligar os condicionadores de ar sem a Celesc concluir as melhorias”.

Cada intervenção demanda de um investimento que varia de 20 a 25 mil reais por unidade. Sete escolas da rede já estão na lista da Celesc para melhorias. “São três passos para melhorias em cada unidade, a primeira é instalação interna na escola, depois os postes e fios e por fim a rede de transmissão de alta tensão na rua”, explicou o chefe regional da Celesc, Jefferson Arantes.

Quanto as reformas da quadra, piso da sala de aula e toldo da entrada estão contemplados em uma licitação em andamento na SDR. Todas as melhorias, assim que homologada a licitação, poderão ser feitas com as aulas em paralelo.

“Nós buscamos o bem-estar dos alunos, professores e funcionários das escolas dentro do possível”, comenta Dalila Rosa Leal, da Gered. Os professores que assinaram o documento para cancelamento das aulas terão medidas administrativas tomadas pela SED. As aulas não lecionadas serão repostas.

Entenda o caso

Uma assembleia entre professores e pais realizada na Escola João Martins Veras, na tarde desta terça, 10, decidiu pelo cancelamento das aulas porque não era possível ligar os condicionadores de ar. Dos 750 alunos matriculados na unidade 52 pais optaram por cancelar os estudos. Dos 39 professores, 22 assinaram a ata.

Não há justificativa de cancelamento das aulas visto que as melhorias podem ser feitas com as aulas em andamento. A Escola João Martins Veras possui 16 condicionadores de ar instalados. Era do conhecimento da unidade que a APP não tinha autorização para alterar ligar os aparelhos na rede de energia sem avaliação e autorização da Celesc, o que ocasionou o problema da queda.

Assessoria de Comunicação
SDR – Joinville
Fone (47) 3461-1225
www.sc.gov.br/sdrjoinville