Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola estadual e Itajaí...

Escola estadual e Itajaí tem número recorde de inscrições para formação de Grêmio Estudantil

A EEB Nilton Kucker, do bairro Vila Operária, em Itajaí, recebeu número recorde de inscrições para a composição de chapas do grêmio estudantil de 2017. Das mais de 100 inscrições, 41 alunos serão selecionados por uma comissão formada por professores e alunos da atual gestão do grêmio para a nova gestão. Os estudantes representarão os 1.400 alunos em cinco diretorias: esporte, cultura, imprensa, social e pedagógica. Esta última é formada exclusivamente por alunos do magistério. Ainda não há data definida para a eleição, que ocorre a cada dois anos.

Conforme a Gerência Regional de Educação (Gered), as 41 escolas dos nove municípios que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí possuem grêmios, que em conjunto com a APP e o conselho deliberativo auxiliam o governo e a escola a fiscalizar obras e a aplicação de recursos públicos e sugerem melhorias nas escolas. “Os alunos têm papel fundamental na atuação do governo. Quanto maior a representatividade dos alunos e mesmo da família nas decisões do que é melhor para a escola, melhor será o resultado”, aposta o secretário regional, Gaspar Laus.

Na EEB Nilton Kucker o grêmio foi reativado em 2012. Desde então, a escola recebeu várias melhorias como pista de skate, caixa de sugestões, emissora de rádio que funciona durante os intervalos, além de recursos para reformas no prédio. Atualmente uma sala exclusiva do grêmio foi montada. Um jornal impresso e um site também foram ações promovidas pelos alunos.

O diretor da escola, Luiz Fernando Inácio, enfatiza a importância da agremiação. “O grêmio representa todos os alunos desde o ensino fundamental, passando pelo médio e magistério. Nos auxilia na manutenção da escola, em campanhas como doação de sangue e de segurança no entorno da unidade. Esse tipo de comprometimento é importante na formação de alunos”, diz.

Para a consultora educacional da Gered, Elozia de Brito, o papel do grêmio vai além das salas de aula. “A função é ajudar a criar o protagonismo juvenil, dando ferramentas para a mobilização na escola e um melhor entendimento da sociedade como um todo”, acredita.
Os alunos ajudam na implantação de políticas públicas como o Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre). Na EEB João Batista Paiva, em Penha, o grêmio mobilizou a comunidade para a limpeza e preservação da faixa de areia.

Campanha de doação de sangue

A EEB Nilton Kucker começou campanha de doação de sangue visando aumentar o estoque do Hemosc. A mobilização dos estudantes é feita, principlamente, pela página da escola no facebook. A coleta é realizada duas vez por mês, sempre às segundas- feiras, mediante agendamento. Para ser doador, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, ter boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O agendamento deve ser feito pelo telefone (47) 3222-9801 em Blumenau. De acordo com Thayse Molinari, coordenadora de captação do Hemosc, o tipo de sangue mais deficitário é o O-. A coleta é realizada no posto de saúde nas dependências da Univali em Itajaí, conforme demanda.

Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support