Escola é incendiada no interior de Chapecó
Uma escola estadual no interior de Chapecó foi incendiada por vândalos na noite desta terça-feira, 02. Por volta das 23h o Corpo de Bombeiros foi acionado por vizinhos da escola, localizada na Linha Campinas, próximo ao distrito de Marechal Bormann. O fogo iniciou na sala da diretoria e só não se alastrou para outras dependências devido ao trabalho rápido dos bombeiros, que utilizaram cerca de seis mil litros de água para conter as chamas.
A Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas, que atende 170 alunos, foi invadida durante a noite. Os ladrões levaram computadores, DVD’s, TV, entre outros objetos, das salas de informática e da direção. Alguns equipamentos também foram quebrados e jogados no chão. Segundo relatos, uma porta que fica nos fundos da escola foi arrombada, servindo de acesso.
A direção da escola acredita que os criminosos acabaram ateando fogo na sala porque não encontraram o aparelho DVR, que grava as imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento – há 20 dias a escola já havia sido invadida e na ocasião foi roubado o aparelho DVR, que foi substituído. Num levantamento preliminar os prejuízos causados chegam próximo de R$ 20 mil.
“Todo o arquivo pessoal dos alunos, documentos e livros novos foram queimados. Isso é muito triste. Como pode alguém incendiar uma escola, um local que é usado para ensinar e preparar as crianças para o futuro?”, relata a gerente de Educação da SDR de Chapecó, Maria de Lurdes Seben.
As aulas na EEF Linha Campinas só serão retomadas na próxima semana. Um mutirão foi organizado para limpar o local e uma empresa foi contratada, em regime de urgência, para fazer os reparos e serviços necessários na estrutura para liberar a escola novamente.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}