Escola de Salto Veloso desenvolve projeto que busca autoconhecimento
Para promover a paz e a felicidade por meio do autoconhecimento, a Escola de Educação Básica Cecília Vivan, de Salto Veloso, desenvolve, desde 2010, o projeto “Conheça-te a ti mesmo” que trabalha valores morais e éticos com o objetivo de sanar os problemas enfrentados no cotidiano escolar em função problemas sociais como bullying, violência, conflito, drogas, gravidez na adolescência, falta de perspectiva, baixa-estima.
O projeto continua em 2015. Durante a primeira semana de aula, os alunos e professores participaram de algumas estratégias, meditando sobre o início do ano letivo e as perspectivas para esse ano. Para o secretário regional, Dorival Borga, que esteve visitando algumas escolas da região a iniciativa é elogiável. “A iniciativa é muito proveitosa, tendo em vista que trabalha valores tão importantes na vida em sociedade. Todos os envolvidos estão de parabéns” afirma.
O trabalho é feito em uma sala especial, sem carteiras somente com tapetes, almofadas, cortinas nas cores do arco-íris, com objetos decorativos de harmonização do ambiente, música suave de boas vibrações e com aromatizadores para que facilite o trabalho de concentração, relaxamento, respiração, espiritualidade e valorização da vida. Para desenvolver esses trabalhos nesta sala são usadas técnicas como elaboração de mandalas terapêuticas, textos, mensagens, interativos de autoconhecimento com conteúdos voltados ao desenvolvimento desses valores.
Segundo a assistente pedagógica o objetivo maior com esse trabalho é tornar o educando mais receptivo para assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula aprofundando-se nos seus estudos com mais determinação e persistência e levando para seu dia-a-dia a compreensão e a prática dos valores essenciais a todo o ser humano “Nosso objetivo é que esse projeto contribua para uma melhoria na qualidade de vida de nossos educandos tornando-a mais produtiva, plena, realizadora, feliz, iluminada e espiritualizada” afirma.
O projeto consta de uma metodologia diversificada com exercícios de Respiração, Yoga, Meditações, Reflexões, Aconselhamentos e Conversas; Textos interativos de Autoconhecimento; danças circulares; confecções de origamis e mandalas; exercícios e meditações de equilíbrio corporal, emocional e mental; meditação da água; palavras e textos de aconselhamento; produção de slides ou vídeos com letras de músicas, entre outras.
Segundo a Gerente de Educação, Rita de Cássia Soares, desde 2005 a GERED faz todo um trabalho com Núcleos de Educação Preventiva através de encontros e capacitações aos professores e Assistentes Técnicos Pedagógicos. Estes Núcleos são constituídos nas escolas e definem coletivamente como serão abordados temas como prevenção às drogas, sexualidade e a cultura da paz e da não violência.“Cada escola prevê ações e estratégias de ensino com estes temas nos seus Projetos Políticos Pedagógicos, que são tratados de forma transversal nas disciplinas. A iniciativa da EEB. Cecília Vivan é muito original e relevante, pois diminuiu efetivamente a violência na escola e tem servido de exemplo em nossa Regional” finaliza a gerente.