Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola desenvolve projeto de...

Escola desenvolve projeto de autoconhecimento


Foto: Joasiane Zago/ ADR Videira

“Se conhecer melhor!”. Esse é o objetivo do projeto de Autoconhecimento desenvolvido pela EEB Cecília Vivan, de Salto Veloso, no Meio Oeste de Santa Catarina. O projeto já existe desde 2010 e os frutos colhidos são muito positivos, com aprovação da direção, professores, pais e estudantes.

Conduzido pela Assistente Técnica Pedagógica, Jane Pasin Ribeiro, o projeto feito em paralelo com as demais atividades e disciplinas lecionadas, tem como foco principal a busca da identificação do aluno, sua história e bagagem emocional, e por meio delas encontrar formas de contribuir para a evolução em sua vida pessoal, refletindo diretamente também na vida estudantil.

Para o desenvolvimento do projeto, a escola conta com uma sala especial reservada para a prática. Com estofados, tapetes e acessórios, os alunos, inicialmente do primeiro ano do Ensino Médio passam pela experiência, com a confecção de mandalas terapêuticas.

Aldria Duarte, de 16 anos, é uma das estudantes. Ela que está no primeiro ano do ensino médio, garante que o trabalho foi fundamental para sua melhoria enquanto pessoa e estudante “Encontrava diversas dificuldades em me aceitar, entender a minha origem, e isso, acabava refletindo nos estudos. O projeto foi essencial”, revelou.

O estudante Nicolas José Prestes, do 3º ano, afirmou que encontrou o caminho. Ele que tinha dificuldades de aceitação devido a problemas familiares, revelou que enfrentando essa situação, conseguiu evoluir como estudante e pessoa “Hoje sou uma pessoa muito melhor”, disse.

joomplu:36492

Idemar Fávero, pai do aluno Henrique, de 16 anos, aprova a iniciativa. Segundo ele, o filho, que tinha dificuldades de inserção social e fala, passou a ser mais confiante e a evolução é perceptível “Sempre que posso acompanho os trabalhos do Henrique e confirmo que essa iniciativa do Autoconhecimento é muito positiva” afirmou.

Além da leitura da mandala, o projeto conta com outros trabalhos com o foco principal na valorização da vida. Socializações conjuntas, meditações, relaxamentos, exercícios de respiração, aconselhamentos e conversas, entre outras práticas vem sendo desenvolvidas. Atualmente os alunos do terceiro ano, por meio das aulas de sociologia, iniciaram a confecção de um diário para registrar seus sentimentos e emoções, também culminando com esse projeto do Autoconhecimento.

A assistente técnica pedagógica, Jane Pasin Ribeiro, confirma que participar desse processo é muito prazeroso. “Muitos relatos fazem todo esse trabalho ser revestido de uma importância cada vez maior. Com o sentimento de satisfação por ter feito o meu melhor, acredito que participar dessas transformações que cada um passou por meio do projeto, resultou, com certeza, em um jovem melhor, um aluno, uma escola, uma família, enfim, uma comunidade melhor”, finalizou.

A direção da escola também apoia a iniciativa. Segundo a diretora Regina Ansilieiro, o trabalho vem ao encontro dos objetivos do Núcleo de Educação Preventiva, favorecendo o bom relacionamento do aluno com a história pessoal e familiar. “O projeto contribui inclusive com uma relação cada vez melhor da escola com a família, essencial para o processo educacional”, finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: 
imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira