Escola de Xavantina faz resgate histórico do município no ProEMI
Alunos da EEB. Professor Luiz Sanches Bezerra da Trindade, de Xavantina, apresentaram nesta sexta-feira, 16, um seminário das atividades do semestre fazendo um resgate histórico sobre os aspectos administrativo, político, econômico e cultural do município. A atividade faz parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e envolveu professores, direção e alunos.
“Neste ano, Xavantina completou 50 anos de emancipação e o tema pareceu muito natural para todos os integrantes do projeto. Os alunos buscaram informações do período de colonização através de entrevistas com a comunidade e livros. Os professores foram aliando o conteúdo de cada disciplina com a pesquisa”, Destaca a coordenadora do ProEMI na escola, Lurdes Maria Rebelatto Pelizza.
As atividades na escola continuam. “Agora os 44 alunos estão coletando informações sobre o momento que estamos vivendo. O objetivo é trazer a reflexão sobre o que mudou na agricultura, indústria, comércio e cultura do município. Assim poderemos formar cidadãos mais conscientes da sua própria história”, destaca Lurdes Maria.
O programa
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Capacitação
Nesta terça-feira, 23, os professores das EEB Padre Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul, EEB General Liberato Bittencourt, de Itá, EEB Professor Luiz Sanches Bezerra da Trindade, de Xavantina, e EEB Benjamin Carvalho Oliveira, de Ipumirim, participam de um curso de capacitação para o ProEMI. As atividades serão realizadas no Auditório João Furlanetto, em Seara das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}