Escola de Pouso Redondo participa das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
Com o objetivo de prevenir, combater e extinguir o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus, estudantes da EEB Letícia Possamai, de Pouso Redondo, desenvolveram na última semana um projeto com atividades dentro e fora da sala de aula. “A escola, com suas responsabilidades educacionais e sociais, se mobilizou em atividades alusivas ao Dia de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, apresentando alternativas para que a população possa estar protegida”, destacou a diretora Angelita Maria Delfina Vogel.
Durante as aulas das diferentes disciplinas da grade comum e diversificada, foram realizadas atividades com o objetivo de identificar o mosquito Aedes aegypti; reconhecer os sintomas da dengue; diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor; conscientizar a comunidade escolar sobre a contribuição de cada um na prevenção e orientar quanto a importância de procurar profissionais de saúde em caso de suspeita.
Conforme o gerente de Educação da ADR Taió, Moacir de Melo, a escola apresenta dessa forma um meio de orientar não só alunos, mas toda a comunidade. “Todas as ações de conscientização contra o mosquito são válidas. A prevenção é necessária, com o engajamento de toda a comunidade escolar”, afirmou o gerente.
As estratégias utilizadas foram distribuição de folders para conscientização da comunidade escolar e comunidades vizinhas. Outras atividades que mobilizaram os alunos foram as pesquisas científicas e de campo; produção de textos; vídeos ilustrativos; histórias em quadrinhos; paródias; cartazes; maquetes; observação de campo na escola e na comunidade e a confecção de mapas mostrando os locais onde ocorreram casos. Palestras também foram ministradas por profissionais da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil.
A professora da disciplina de Artes, Cleide Mara Bittencurt, falou que com o projeto foi possível perceber nos estudantes o interesse em realizar o que aprenderam nas aulas teóricas e práticas. “Notamos que o conhecimento passado não é só mais um conteúdo no semestre, mas um conhecimento que serve para cada dia na vida dos alunos e de toda a comunidade”, enalteceu.
Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio