Escola de Lages recebe cartão para suprir demandas emergenciais
A primeira escola lageana a receber do Governo do Estado o cartão de pagamento de despesas é a Pinto Sombra. Localizada no bairro Guarujá, a instituição atende aproximadamente mil alunos e terá R$ 800 por mês para suprir demandas emergenciais, como a substituição de vidros, fechaduras, torneiras e telhas danificadas.
De acordo com a diretora, Cleusa da Silva, a escola gasta, em média, R$ 600 em pequenos reparos. Antes, se um vidro quebrava, por exemplo, a direção tinha que enviar um ofício para a SDR solicitando recursos para trocá-lo. A SDR, por sua vez, encaminhava o documento para a secretaria da Educação, e o pedido entrava na fila, juntamente com as demandas das demais escolas.
O cartão dará fim a essa burocracia. Ao identificar um problema, o diretor poderá solucioná-lo imediatamente, utilizando o cartão. O valor gasto será debitado na conta da Secretaria da Educação, e a prestação de contas será feita no fim do mês.
“Estamos superando uma fase de atraso. O cartão é uma ferramenta que chega para agilizar a solução de problemas que surgem no dia a dia”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro. “Não podemos esquecer que cada gestor, professor e aluno têm o compromisso de cuidar da escola, que é um patrimônio público”, conclui o secretário.
Nos próximos meses, todas as unidades escolares receberão o cartão. O valor destinado a cada uma delas irá variar de acordo com o número de alunos matriculados. A quantia que não for gasta ficará acumulada.
>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download
Leia também:
>>> Governo lança projeto piloto do cartão de débito para as escolas estaduais
{article Fabio Ramos – SDR Lages}{text}{/article}