Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Escola de Governo do...

Escola de Governo do CBMSC recebe sua melhor nota em avaliação de recredenciamento

Foto: subtenente RR Rudimar José Rodrigues da Silva

No final de abril a Escola de Governo (EGov) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) passou por uma avaliação de recredenciamento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC). O primeiro credenciamento foi em 2014 pela Resolução nº 237/20140CEE/SC e o recadastramento foi em 2017.

Na visita foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2023-2028, que aborda as políticas organizacionais e pedagógicas exigidas para o desempenho das atividades dos cursos de pós-graduação lato sensu e programas de educação continuada.

Os avaliadores, após analisar o Planejamento Estratégico do CBMSC 2018-2030, a Instrução Geral nº 40-01/2014, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2023-2028, os Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs dos cursos: Especialização Lato Sensu e do Relatório de Avaliação in loco de Recredenciamento da escola de governo de 2017, além da visita às instalações do CEBM, concederam o Conceito 4,02, de 5 possíveis.

O Conceito anterior era de 3,25 e agora 4,02, de 5 pontos possíveis, o que demonstrou uma grande evolução da EGov do CBMSC, atingindo a mais alta pontuação desde sua criação.

Participaram desta avaliação o Diretor Interino de Instrução e Ensino, tenente-coronel Willyan Fazzioni, o Coordenador Executivo da Escola de Governo, coronel RR Alexandre da Silva, o secretário da Coordenação Executiva, subtenente RR Rudimar José Rodrigues da Silva, o ex-secretário, subtenente RR Alexandre Sampaio, o Comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar, tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos, o professor Marcus Tomasi e o professor Sérgio Murilo Schutz.

A Escola de Governo do CBMSC

Atualmente o EGov oferece ao bombeiro militar e instituições congêneres dois cursos de pós graduação lato sensu em Gestão de Riscos e Eventos Críticos e Gestão de Investigação de Incêndio e Explosão – Perícia. Ambos possuem carga horária total de 360h/a e são presenciais.

O EGov como integrante da estrutura organizacional da Diretoria de Instrução e Ensino (DIE) do CBMSC, atua na articulação com esta diretoria para o desenvolvimento de suas atividades didático-pedagógicas.

Conforme definido pela Portaria nº 515/CBMSC de 05/10/2021, a Escola de Governo dispões de autonomia, por meio da DIE, para planejar e administrar o ensino, a pesquisa e a extensão cumprindo e respeitando os limites estabelecidos pelo CEE/SC e Ministério da Educação (MEC), e documentação básica das Instruções Gerais para o ensino e pesquisa do CBMSC.

Sua autonomia pedagógica abrange o desenho e organização curricular, relacionadas ao ensino, bem como a elaboração e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional, projetos pedagógicos de curso e atendimento pedagógico aos docentes e discentes das pós-graduações já aprovadas junto ao CEE/SC e cursos futuros que serão apresentados.

Assessoria de imprensa – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support