Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Escola de Corupá comemora...

Escola de Corupá comemora 60 anos de figueira no Dia da Árvore


Foto: Ana Cenatti/ADR Jaraguá do Sul

A figueira plantada há exatamente 60 anos na Escola Teresa Ramos, de Corupá, ganhou, nesta quinta-feira, 21, uma homenagem dos professores, ex-professores, diretores, alunos e ex-alunos.

A professora Marilei Silveira de Abreu, autora do livro A Figueira, contou a história do seu livro e se emocionou ao final da apresentação. “Fui convidada a escrever um livro por meio do projeto Preservar é Amar e uma colega deu a sugestão de escrever sobre esta árvore, que já fez parte da história de muitas famílias que passaram por aqui. O livro é uma literatura infantil baseada em dados reais”, falou. Marilei é professora na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira.

O aluno do oitavo ano Mateus Jurandir de Souza Antonieta, 14 anos, falou que, a partir de hoje, a árvore passou a ter um significado maior pra ele. “Todos da minha família estudaram aqui, mas eu não conhecia a história como conheci hoje, foi uma grande homenagem para a árvore que está estampada nas nossas camisetas”, declarou.

Todos os alunos presentes, da Escola Teresa Ramos e também de quatro escolas municipais, cantaram parabéns para a figueira e, depois, deram um abraço simbólico, representando o cuidado e preservação deste símbolo de grandeza da escola.

“Esta árvore tem um significado muito grande para todos nós, é a sua beleza, a sombra, os pássaros que ficam em seus galhos, é realmente um marco que traz beleza e vida para a escola”, finalizou o diretor Lírio Lanznaster, que trabalha na unidade há 12 anos.

A figueira é do gênero Ficus, um dos maiores do reino vegetal, e foi plantada em 1957 pelos alunos do Clube Agrícola Alberto Torres, orientados pelo professor Waldemar Schultz, cuja muda foi adquirida por Leopoldo Seidel. 

Projeto Preservar é Amar

O projeto foi criado e é mantido pelo Grupo Lunelli há 14 anos, com o apoio de parceiros, atua nas áreas de Cultura, Educação e Meio Ambiente. Os livros são distribuídos para os alunos da rede municipal em troca de material reciclável. 

{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support