Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Escola de conselhos começa...

Escola de conselhos começa segunda etapa das aulas em 7 de abril

As aulas da Escola de Conselhos de Santa Catarina foram transferidas de março para abril. A primeira turma será de 7 a 15 e a segunda, de 22 a 30 em Chapecó, Pinhalzinho e Lages. Para a primeira turma, os interessados podem se inscrever até 2 de abril. O curso é voltado para conselheiros tutelares e de direitos da criança e do adolescente e já foi realizado nos polos de Joinville, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Palmitos e Ibirama.

A Escola é organizada numa parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O investimento é de R$ 605 mil com recursos do governo federal e contrapartida do Estado.

O projeto é baseado na proposta geral do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente com ênfase na defesa dos direitos. Santa Catarina é um dos poucos estados que organiza a escola de conselhos. O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira, ressalta que este projeto do governo do Estado prioriza crianças e adolescentes. “A capacitação dos profissionais é fundamental para que as crianças e adolescentes possam ser encaminhados de maneira mais adequada e eficiente”, ressaltou.

O ensino é presencial e é em parceria com três universidades: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó; a Horus Faculdade, em Pinhalzinho; e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages. As instituições cederam o espaço para a realização das aulas.

O currículo previsto para a Escola de Conselhos inclui questões da rotina de atuação dos conselhos dos direitos e dos conselhos tutelares, assim como a discussão e reflexão do Estatuto da Criança e Adolescente e temas relacionados à promoção, proteção e defesa de direitos da criança e do adolescente.

O curso de formação continuada da Escola de Conselhos prevê o atendimento a 1.905 conselheiros municipais dos direitos humanos de criança e adolescente e conselheiros tutelares de Santa Catarina.

Para fazer a inscrição acessar este link.

Em caso de dúvida, entrar em contato:
E-mail: escoladeconselhosc@sst.sc.gov.br ou (48) 3664-0798 ou 3664-0770.

Endereços para as aulas:

Chapecó – Unoesc

Avenida Nereu Ramos, s/nº, Bairro Seminário.

Pinhalzinho – Horus Faculdade

Avenida Brasília, 625, centro

Lages – Uniplac

Avenida Castelo Branco, 170, Centro

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}