Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola de Caçador inicia...

Escola de Caçador inicia atividades do Clube do Livro

A escola estadual Dom Orlando Dotti, em Caçador, lançou na noite da última sexta-feira, 9, seu mais novo projeto extra classe: o Clube do Livro. A iniciativa, que envolve 75 alunos do Ensino Médio, tem como objetivo incentivar o hábito de leitura nos jovens. O primeiro encontro foi marcado pelo entusiasmo dos estudantes, que receberam apoio da direção da escola e Associação de Pais e Professores (APP).

De acordo com a diretora Irene Maria De Bortolo, o Clube do Livro é um dos projetos elaborados para melhorar a interpretação de texto e escrita dos alunos. “Percebemos essa necessidade em uma reunião de planejamento da escola. Os jovens hoje são muito ligados no celular e isso está os afastando dos livros. E no nosso entendimento a formação de bons leitores é essencial”, afirma.

Na prática, o projeto prevê a escolha de um livro diferente a cada mês para leitura e debate em grupo. Os exemplares serão adquiridos pelos próprios alunos, a um preço especial conseguido através de parceria com uma editora. Para o professor Cassiano Rocha de Lara Picoloto, a iniciativa tem tudo pra dar certo. “A empolgação dos alunos nos deixa animados também. Foram eles inclusive que sugeriram o primeiro título. Agora vamos trabalhar em encontros semanais para que eles tomem gosto e encontrem o prazer na literatura”, conta.

No lançamento do Clube do Livro esteve presente o presidente da APP (Associação de Pais e Professores) da escola Dom Orlando Dotti, Márcio Airton de Souza, que também declarou apoio ao projeto. “A escola tem essa característica de desenvolver bons projetos extraclasse que complementam as disciplinas tradicionais. E os alunos aceitam bem esse modelo. Essa ideia do Clube do Livro é ótima, pois vai ajudar a ocupar o tempo ocioso da garotada com leitura de qualidade”, comenta.

Na opinião da gerente regional de Educação da 10ª ADR, Dirley Aparecida Antunes Heller, a escola está de parabéns pela iniciativa, pois o trabalho em grupo pode ser um facilitador em tornar a leitura um hábito. “Seja para estudar, manter-se informado ou prazer, o exercício da leitura é fundamental no desenvolvimento intelectual dos alunos”, disse.

Alunos ressaltam benefícios da leitura

Para o aluno do 2º ano do Ensino Médio e integrante do Grêmio Estudantil da escola, Rudyer Eduardo Padilha, a leitura traz benefícios para a vida. “A leitura me ajuda a entender melhor as matérias de aula, na escrita, na oratória, no entendimento do mundo em geral. A importância dos livros é uma coisa que ouvimos desde pequeno e que aos poucos vamos entendendo que é verdade”, resume.

Já a aluna Natasha Cardoso acredita que os jovens deveriam dividir melhor seu tempo para ler mais. “Eu também gosto das redes sociais e do bate papo no celular, mas ler um bom livro é algo que me emociona, que mexe com a imaginação, com a criatividade e ajuda a ter argumento para discutir sobre vários assuntos”, conclui a estudante.

{article Murilo Rosso – ADR Caçador}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support